Nascimento gera presunção de vínculo afetivo

O vínculo afetivo não se resume ao fato de possuir parentes residentes no município, mas, principalmente, pelo seu nascimento, o que justifica preocupações e interesses com a sua condução político-administrativa.

Eleitora passando título eleitoral e RG para mésário com leitor biométrico ao fundo.

O vínculo afetivo não se resume ao fato de possuir parentes residentes no município, mas, principalmente, pelo seu nascimento, o que justifica preocupações e interesses com a sua condução político-administrativa. Foi com esse entendimento que a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte desproveu um recurso do Diretório Municipal do Partido da Mobilização Nacional (PMN) de Passagem/RN, que pedia a reforma da sentença do juízo da 13ª Zona Eleitoral, que deferiu a transferência eleitoral de Marinez Dias das Silva para o município de Passagem.

No caso, a eleitora apresentou um comprovante de endereço em nome de um irmão, o que, para o recorrente, não demonstrou o seu vínculo com o município.

O Ministério Público Eleitoral, em seu parecer, opinou pelo desprovimento do recurso, entendendo que “se o eleitor é natural do município, é legítima a opção para que este seja seu domicílio eleitoral.”

Ao votar, o relator do processo, juiz Jailson Leandro, entendeu que “o fato de a eleitora ter nascido na cidade de Passagem/RN gera uma presunção de que ela tenha vínculo afetivo com a cidade, justificando a fixação do seu domicílio eleitoral para que possa participar da definição dos rumos políticos de sua cidade natal.” Votou, assim, pelo desprovimento do recurso, mantendo a sentença recorrida. Todos os demais Membros acompanharam o voto do relator.

 

 

Data da notícia 05/12/2011

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.