Evento reúne servidores ativos e inativos
Primeiro evento reunindo servidores ativos e inativos do TRE-RN.

O encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira (21) entre servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e aposentados da Casa agregou mais de 60 participantes e encheu a sede do TRE de alegria, pela confraternização das gerações de servidores. O evento aconteceu no Plenário da sede do TRE, e foi organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Seção de Assistência Médica e Social (SAMS) e da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho. Na abertura, a diretora-geral do TRE/RN, Lígia Limeira, destacou o empenho dos servidores das sessões envolvidas – incluindo a Seção de Aposentados e Pensionistas – para a concretização do evento, um antigo desejo dos setores que trabalham de forma mais próxima aos inativos de trazê-los para atividades de integração com os servidores da Casa.
A programação começou com uma palestra com informações básicas sobre o câncer de mama sob a coordenação da Rede Feminina da Liga Norteriograndense de Combate ao Câncer. Os aspectos importantes a destacar quanto à prevenção e orientação quanto aos fatores de risco para ocorrência de câncer de mama foram explanados com desenvoltura pela voluntária, Lindomar Queiroz, também curada de um câncer. Os servidores do TRE ainda tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da Casa de Apoio Irmã Gabriela, vinculada à Liga, que presta suporte a mulheres portadoras da doença que não possam custear o tratamento ou que estejam de passagem pela capital.
Em seguida, o médico da SAMS Rafael Heitor Costa ministrou a palestra “Aspectos Biológicos do Envelhecimento”, dirigida aos servidores ativos e aposentados. Além dos alertas necessários sobre os cuidados que cada um deve ter para chegar à velhice com saúde, o médico mostrou diferenças que existem entre a senescência, que é o envelhecimento natural, e a senilidade, que significa envelhecer com doença. Para a organização Mundial de Saúde, em países desenvolvidos, os idosos são assim considerados a partir dos 60 anos, quando em países subdesenvolvidos isso se considera a partir dos 65 anos.
Ao final da palestra, encerrada com as palavras de Liane Barros, presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, parceira no evento, os servidores se reuniram para sorteio de brindes e um lanche patrocinado pela AMIL. Uma ótima oportunidade para rever os colegas e matar as saudades do ambiente de trabalho.