Corte Eleitoral mantém vereadora de Jardim do Seridó no cargo

Resumo dos julgamentos da sessão ordinária da Corte Eleitoral do RN de 03/04/2012.

Imagem de Conheça o Tribunal Regional Eleitoral-RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou, na sessão ordinária da tarde  desta terça-feira (3), ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária que pretendia o reconhecimento de infidelidade por parte da vereadora Geralda Medeiros de Araújo, de Jardim do Seridó, que se desincompatibilizou do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para se filiar ao recém-criado Partido Social Democrático (PSD).

A vereadora argumentou, no processo, que sua mudança de partido foi regular, já que a  desfiliação ocorrera para ingresso em um partido recém-criado, e que essa possibilidade está prevista em resolução do Tribunal Superior Eleitoral. Em seu voto, o juiz Nilo Ferreira, relator, ressaltou que a vereadora se desfiliou do PMDB em 30 de setembro de 2011, para ingressar no novo partido, o PSD, criado em 27 de setembro de 2011, tendo, portanto, a desfiliação ocorrido três dias após o surgimento da nova agremiação. Desta forma, sua decisão foi no sentido de indeferir o recurso, já que foram comprovadas objetivamente tanto a desfiliação como a criação do novo partido, situação esta acobertada pela hipótese da justa causa para a desfiliação prevista no artigo 1º, parágrafo 1º, II, da Resolução 22.610/2007, do TSE. O voto do relator foi acompanhado à unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral.

Ainda na sessão desta tarde, a Corte do TRE/RN aprovou à unanimidade as contas do Partido da Mobilização Nacional (PMN) no Rio Grande do Norte referentes ao exercício financeiro de 2010. O relator, juiz Ricardo Moura, entendeu por acatar integralmente os pareceres da Procuradoria Regional Eleitoral e da Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria, já que não foram verificadas falhas nas contas do partido.


PSB tem pedido para veiculação de inserções em 2013 deferido pela Corte

Na sessão da tarde de hoje ainda foi julgado o pedido de inserções partidárias do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que terá direito a veicular inserções no rádio e na televisão no primeiro e no segundo semestres de 2013. No julgamento do processo 5-41/2012, o relator, juiz Ricardo Moura, posicionou-se pelo deferimento do pleito da legenda, já que houve comprovação do preenchimento dos requisitos listados pelas resoluções que regem a matéria. O entendimento do relator foi acompanhado pelos demais pares da Corte Eleitoral.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.