Curso sobre ações judiciais eleitorais é realizado com sucesso pela EJE

TRE-RN Curso de ações judiciais eleitorais

Foi iniciado nesta sexta-feira, 12, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral – Coje, o curso sobre Ações Judiciais Eleitorais, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE, com o apoio da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte – AMARN e da Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte - TRE/RN.

 

Ao abrir os trabalhos, o diretor da EJE, juiz Jailsom Leandro destacou as atividades da escola desde o início da sua gestão, como também falou de ações para o futuro, entre elas, a sua reestruturação, determinada por resolução do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e que contou com todo o apoio do presidente do Tribunal, desembargador João Rebouças.

 

“Pretendemos realizar outros cursos até o final do ano, além de outros projetos da escola que realizamos no ano passado e que vamos continuar como o concurso de vídeo ‘Luz, Câmera, Sou Cidadão’ e o Encontro com a Cidadania”, destacou o diretor.

 

A respeito do Encontro com a Cidadania, projeto que congrega palestras sobre a história da Justiça Eleitoral e treinamento em votação em urnas eletrônicas, destinado a alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, o juiz Jailson Leandro informou que a idéia é promover a interiorização. “Entendemos que a Justiça Eleitoral não existe apenas na capital, é importante levar estas informações para quem mora no interior”, disse.

 

A primeira palestra do curso esteve a cargo do Procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, que falou a respeito da ação de impugnação de registro de candidatura. Antes de entrar no assunto propriamente dito, o procurador fez questão de destacar o ambiente da Corte do TRE/RN durante o período eleitoral de 2012. “Tivemos a satisfação de conviver com uma equipe engajada para fazer o bem à sociedade”, afirmou.

 

Pela manhã ainda houve a palestra “Recurso contra expedição de diploma”, a cargo do Procurador Regional Eleitoral Substituto, Ronaldo Pinheiro de Queiroz. Na parte da tarde, a palestra “Ação de investigação judicial eleitoral (AIJE), a cargo do Procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes. Em seguida, “Disciplina: inelegibilidade do artigo 14, parágrafo 4º. da CF – definição de analfabetismo, jurisprudência e formas de aferição”, pelo juiz Jailsom Leandro.

Para este sábado, dia 13, às 8h, “Ação de impugnação de mandato eletivo (AIME), a ser proferida pelo professor Leonardo Resende Martins, juiz federal no Ceará. O encerramento está previsto para 12h.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.