Centro de Memória e Biblioteca representam o TRE-RN no 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral
Centro de Memória e Biblioteca representam o TRE-RN no 6º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral

A 6ª edição do Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) comemorou os 10 anos da rede. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e contou com a presença de 26 bibliotecas dos tribunais regionais, dentre os quais o do Rio Grande do Norte.
O encontro teve como objetivo o intercâmbio de experiências e aprendizados, e foco na integração das bibliotecas da Justiça Eleitoral. Durante o evento, a Biblioteca Nacional do Distrito Federal, a do Senado Federal, da Câmara e do Superior Tribunal de Justiça apresentaram seus trabalhos na área de Biblioteca Digital (desafios e perspectivas). Foram apresentados também oito trabalhos desenvolvidos pelo TSE, e quatro pelos regionais: TRE-RS, TRE-RN, TRE-PE e TRE-BA.
O servidor Carlos José Tavares da Silva, da Seção de Biblioteca do TRE-RN, apresentou o histórico do Centro de Memória da Justiça Eleitoral do RN e as parcerias e publicações produzidas pelo Centro, demonstrando o trabalho que a seção tem feito para contribuir com o resgate da Justiça Eleitoral no Estado.
A servidora Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo (Centro de Memória), apresentou, no Portal do Centro, o Projeto Resgate Histórico, dando ênfase ao Termo de Abertura do Projeto (TAP) e a necessidade de parcerias internas (SGB, ASCOM, SPE) e externas (Memorial do Legislativo Potiguar, Instituto Histórico, Universidade Federal, Arquivo Público).
A seguir, foi apresentada ao público do encontro a Ação Estratégica “Projeto Memória Viva”, um resgate institucional por meio do contato com os servidores (servidores efetivos, requisitados, membros da Corte), que têm muitas informações a fornecer ao Centro sobre a evolução da justiça eleitoral no Estado, de forma que se possa entender o que ela é atualmente. O TRE-RN ainda conta, hoje em dia, com servidores que ingressaram na instituição em 1955. No Portal do Centro de Memória da Justiça Eleitoral a ação está representada, com fotos dos entrevistados e fichas das entrevistas.

