Realizada avaliação das Eleições 2014

Avaliar as Eleições é o processo contínuo do ciclo de planejar, executar, checar e agir, que consiste no necessário momento de verificação e reflexão sobre o que foi pensado e realizado, visando o aprimoramento do processo eleitoral.
Esta preocupação tem suas raízes no Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, que estabelece como objetivos estratégicos ter excelência nos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, na perspectiva da sociedade, e aprimorar o processo eleitoral, na perspectiva dos processos internos.
Assim, com o intuito de avaliar as Eleições Gerais 2014 foram pensados 11 (onze) grupos temáticos (transmissão descentralizada; preparação de urnas eletrônicas; vistoria dos locais de votação; preparação de seções e pontos de apoio; atendimento ao eleitor; comunicação; transporte; materiais de consumo e impressos; mesários, supervisores, estagiários e servidores; serviços – grandes contratos; gestão do processo eleitoral), com a participação de servidores da secretaria e dos cartórios eleitorais, garantindo uma participação plural e enriquecedora. Também foram apresentados os vínculos dos grupos temáticos com os processos de gestão do PADLog e com a estrutura de planejamento orçamentário do SIGEPRO.
Merece destaque o fato de que este momento de avaliação representa também o início do processo de planejamento das Eleições Municipais 2016, cuja proposta orçamentária será enviada ao TSE já no final de março/2016.
É, pois, um processo de melhoria contínua, o final de um ciclo representa o início de um novo, da avaliação de 2014 ao planejamento das Eleições Municipais de 2016, que será realizado dentro do exercício de 2015.
Enfim, esta é a proposta, pois 2016 é o ano de execução de um novo planejamento aprimorado, discutido e construído em conjunto, ou seja, um planejamento integrado.

