TRE-RN coordena reunião do Grupo de Governança de TIC da Justiça Eleitoral em João Pessoa/PB

Na última quinta e sexta-feiras (13 e 14), realizou-se, em João Pessoa/PB, a III reunião do grupo de trabalho nacional Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça Eleitoral (GovTIC), objetivando a definição de diretrizes para fomentar o tema no âmbito de todos os regionais. O grupo é coordenado pelo TRE-RN, e tem equipe composta por 14 regionais, além de representação do Tribunal Superior Eleitoral. O próximo encontro do grupo GovTIC está programado para fins de maio deste ano, em Natal.
A coordenação do grupo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação está sob a responsabilidade da servidora Paulinéa Marise Lima de Araújo, chefe de Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RN. Para facilitar os trabalhos, a equipe foi subdividida em 5 subgrupos, tendo sido definidas as primeiras frentes de trabalho, dentre os temas de maior relevância em GovTIC para a Justiça Eleitoral: Processo de Contratações de TIC, Processo Planejamento e Gestão Orçamentária de TIC, Capacitação em GovTIC, Planos Estratégico e Diretor de TIC e Segurança da Informação. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos de novembro/2013 a fevereiro/2014 foram apresentados e debatidos nesta terceira reunião do grupo.
No primeiro dia de evento, Eduardo Soares, Juiz Membro do TRE/PB, abriu oficialmente o encontro, declarando apoio às atividades do grupo, que vem buscando disseminar a importância do tema GovTIC no âmbito da Justiça Eleitoral. No mesmo dia, na abertura da sessão plenária, a pedido do desembargador Marcos Albuquerque (Presidente), o tema foi apresentado pelo grupo aos membros da corte paraibana. No decorrer do evento, também foram discutidas as seguintes questões: como conciliar as novas demandas relacionadas à GovTIC com a situação de carência de pessoal e ausência de unidade de assessoramento estratégico de TIC na maioria dos regionais; além da forma de participação do grupo GovTIC nos encontros de presidentes, corregedores, diretores-gerais e secretários de TIC, de maneira a fomentar o tema no âmbito da alta administração dos órgãos.
Segundo Paulinéa Araújo, já houve uma resposta favorável do Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral de 2014 (Desembargador Samoel Evangelista - CRE/AC), no sentido de disponibilizar uma hora da pauta dos encontros deste ano para o grupo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área de GovTIC e, assim, possibilitar a difusão do tema em todos os níveis e unidades da Justiça Eleitoral.
Ao final da reunião, a coordenadora agradeceu e parabenizou toda a equipe do TRE/PB, em especial ao Secretário de Tecnologia da Informação, Leonardo Lívio Paulino, pela organização do evento, reconhecendo que foram envidados todos os esforços para o sucesso do encontro na capital paraibana. O próximo encontro do grupo GovTIC está programado para os dias 28, 29 e 30 de maio deste ano, em Natal/RN.
*Com informações do Gabinete/STI.