Distribuição de tempo da propaganda gratuita é definido

Distribuição de tempo da propaganda gratuita é definido

Distribuição de tempo da propaganda gratuita é definido Distribuição de tempo da propaganda gratuita é definido

O juiz eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, Paulo Giovani Militão de Alencar, a promotora eleitoral daquele juízo, Genivalda de Sousa Figueiredo, representantes legais das coligações concorrentes e o representante legal da emissora geradora foi realizado o sorteio da ordem de veiculação do primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, em rede e em inserções para o cargo de governador no segundo turno do pleito 2014, que se iniciará no próximo sábado (11).

Na ordem estabelecida pelo sorteio, primeiro será a veiculada a propaganda da coligação “União pela Mudança”  e, na sequência, “liderados pelo Povo”. Quanto a distribuição do tempo e o plano de mídia das inserções de horários gratuitos foi utilizado o sistema oficial do horário eleitoral gratuito estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O horário gratuito ocorrerá em dois períodos diários de 20 minutos (tanto para os candidatos a governador quanto para os que concorrem a presidente), inclusive aos domingos, dividido o tempo igualmente entre os candidatos em disputa (dez minutos para cada um).  A propaganda para governador virá imediatamente após a propaganda eleitoral dos candidatos à Presidência.

No caso, as propagandas de segundo turno (iniciando sempre pelos horários gratuitos dos candidatos a presidente) começam às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão, pelo horário de Brasília (DF).

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, relativa ao segundo turno, pode começar 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno, pela legislação, no Rio Grande do Norte, a exemplo do restante do país, os programas poderiam ser iniciados nesta quinta-feira (9), mas os advogados das coligações dos dois candidatos, Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), apresentaram um pedido para o início da veiculação dos programas começarem apenas no sábado.

Segundo turno acontece em 13 estados e no distrito federal

Além do segundo turno para presidente da república, quando todos os brasileiros voltarão às urnas para eleger seu representante maior, os eleitores de  13 estados mais o Distrito Federal também  terão segundo turno para escolher seu governador em 26 de outubro.

O segundo turno ocorre quando nenhum dos candidatos a governador atinge mais da metade dos votos válidos nas eleições. Nesta situação, os dois candidatos mais votados no primeiro turno vão para o segundo turno.

Candidatos que disputarão segundo turno e seus respectivos estados:

Acre – Tião Viana (PT) x Márcio Bittar (PSDB)

Amapá – Waldez Góes (PDT) x Camilo Capiberibe (PSB)

Amazonas – José Melo (Pros) x Eduardo Braga(PMDB)

Ceará – Camilo (PT) x Eunício (PMDB)

Distrito Federal – Rodrigo Rollemberg (PSB) x Jofran Frejat (PR)

Goiás – Marconi Perillo (PSDB) x Íris Rezende (PMDB)

Mato Grosso do Sul – Delcídio (PT) x Reinaldo Azambuja (PSDB)

Pará – Helder Barbalho (PMDB) x Simão Jatene (PSDB)

Paraíba – Cássio Cunha Lima (PSDB) x Ricardo Coutinho (PSB)

Rio de Janeiro – Luiz Fernando Pezão (PMDB) x Marcelo Crivella (PRB)

Rio Grande do Norte – Henrique Eduardo Alves (PMDB) x Robinson Faria (PSD)

Rio Grande do Sul – Tarso Genro (PT) x José Ivo Sartori (PMDB)

Rondônia – Confúcio Moura (PMDB) x Expedito Júnior (PSDB)

Roraima – Suely Campos (PP) x Chico Rodrigues (PSB)

Acesso rápido