Preparativos para o segundo turno
Preparativos para o segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte já está tomando todas as providências para a realização do segundo turno das eleições para governador do Estado e presidente da República.
Logo após a eleição do primeiro turno, as equipes técnicas vêm se reunindo, identificando possíveis entraves, analisando todos os números do pleito e verificando possibilidades de ajustes ainda para esta eleição.
Na última terça-feira (14), na sede do TRE-RN, a corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, juízes da corte que compõem a Comissão de Apuração, Artur Cortez Bonifácio, Verlano de Queiroz Medeiros e Francisco Eduardo Guimarães Farias, a diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, secretários, coordenadores e técnicos da corte potiguar se reuniram com os juízes das zonas eleitorais onde funcionou o sistema biométrico para avaliarem as estatísticas apresentadas pela equipe técnica e juntos analisarem as estratégias que serão possíveis adotarem para o segundo turno.
Algumas proposições ainda serão possíveis para esta eleição e serão efetivadas, a exemplo de locais de transmissão que apresentaram problemas técnicos, outras serão analisadas para futura implantação, a exemplo de uma nova distribuição de eleitores em algumas seções com maior número de eleitores, entre outras.
Presidente TRE-RN visita Governadora que reitera seu apoio para o segundo turno das eleições
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), desembargador Virgílio Macêdo Júnior, a exemplo do primeiro turno, em companhia do assessor especial da presidência, Arnaud Flor, visitou, na última quinta-feira (16), a governadora Rosalba Ciarlini, ocasião em que agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado no primeiro turno das eleições gerais, ocorrido no último dia cinco, e ratificou a necessidade de continuidade da parceria para o turno que se aproxima.
Durante a visita, o presidente do Regional Eleitoral congratulou-se com a Governadora, ressaltando o profissionalismo e planejamento com que transcorreu o pleito, e pediu oficialmente que no segundo turno (26/10) o governo ratifique seu apoio por meio da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros que juntos com os demais órgãos de segurança, trarão a tranquilidade necessária à população.
Durante o encontro, também foi solicitado, mais uma vez, a disponibilidade do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), localizado no Centro Administrativo, que, a exemplo do primeiro turno, funcionará como central de logística para as diversas instituições envolvidas com a segurança do pleito que além dos já citados, conta, ainda, com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Exército (nos municípios que solicitaram a Força Federal).
A governadora ressaltou o trabalho desenvolvido pelos mais de três mil profissionais que atuaram nos 167 municípios do Rio Grande do Norte e reafirmou o compromisso com a Justiça Eleitoral e sua disposição em contribuir com eleições tranquilas no Estado.
Dirigentes do TRE-RN se reúnem com órgãos de segurança
Na última sexta-feira (17), o presidente do TRE-RN e a corregedora regional eleitoral, , desembargadores Virgílio Macedo Júnior e Maria Zeneide Bezerra, respectivamente, a diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca e demais secretários da Corte eleitoral se reuniram com representantes de todos os órgãos de segurança pública parceiros nas eleições 2014.
Na oportunidade, foram apresentadas as análises dos resultados do primeiro turno, ressaltando-se as poucas ocorrências e a tranquilidade com que o pleito aconteceu, o desembargador-presidente agradeceu o empenho de todos e conclamou-os a, mais uma vez, todos estarem unidos em prol de eleições tranqüilas durante o segundo turno que se aproxima.
O calendário das ações, também, foi apresentado, como preparação e traslados das urnas para os locais de votação, votação paralela, alteração em alguns locais de votação e a emissão de uma portaria conjunta da presidência e corregedoria sobre a Lei Seca.
Ainda foi exposta, aos presentes, a solicitação, por parte de mais três Zonas Eleitorais de Forças Federais. Solicitações já acatadas pelo pleno do Regional potiguar e em fase de apreciação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Rio Grande do Norte teve no primeiro turno Forças Federais em 37 municípios e, caso as solicitações dessas três Zonas sejam deferidas, durante o segundo turno serão mais 10 municípios contemplados: Santo Antonio, Passagem, Várzea, Jundiá, Serrinha, Lagoa de Pedras, Pau Dos Ferros, Rafael Fernandes , São Francisco do Oeste e Jardim de Piranhas.