Projeto colabora com a formação de futuros eleitores

Projeto colabora com a formação de futuros eleitoresProjeto colabora com a formação de futuros eleitores

Na amanhã desta segunda-feira (4), dezenas de alunos da rede pública estadual de ensino lotaram o Fórum Eleitoral de Natal, localizado na Avenida Rui Barbosa, S/N, Tirol, quando puderam, de forma lúdica conhecer a importância de votar e eleger seus representantes, as conseqüências das escolhas mal feitas ou da falta de conhecimento em relação aos candidatos e, ainda, para aqueles que desejaram, as seis zonas eleitorais da capital estiveram à disposição desses jovens para fazer o seu primeiro título eleitoral.

Neste primeiro dia da ação destinada ao Jovem Eleitor, participaram alunos da escola Estadual Peregrino Júnior, localizada no Conjunto habitacional Santa Catarina, na Zona norte de Natal e do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-grandense, localizado na Região leste, totalizando uma média de 200 estudantes.

Essa ação iniciada hoje vai até o final do mês e espera atender duas escolas diariamente. Toda organização é da 69ª Zona Eleitoral de Natal, sob o comando do magistrado Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos e dos servidores Kátia Rejane Costa Pereira e Reyvaldo Virnas, com o apoio da presidência deste Tribunal, da Escola Judiciária Eleitoral e do Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros.

Presentes à solenidade a presidente do TER-RN, Maria Zeneide Bezerra, que saudou aos participantes, evocando-os para a participação cidadã. “Só podemos mudar qualquer coisa através da informação, do estudo, do conhecimento. Vocês podem e devem ajudar a fortalecer nossa democracia, através de votos conscientes, como eleitores conhecedores de seus candidatos, seus planos de governo, como fiscalizadores. Eis uma oportunidade ímpar, conheçam, perguntem e se cadastrem”, colocou em sua fala de abertura da ação, a desembargadora Zeneide Beerra.

Fagner Matheus, de 17 anos, estudante do Atheneu, concordou com a presidente: “é o meu primeiro contato com a Justiça Eleitoral. Eu acho que ações desse tipo são importantes para incentivar a juventude a escolher bem a pessoa que irá dirigir a cidade, o estado ou o país. Devemos estudar as propostas dos candidatos, que deverão trazer benefícios para o país”, colocou Fagner.

Com opinião similar a aluna Jhoycy Anny, 16 anos, da Peregrino Júnior também falou do seu primeiro contato com a justiça eleitoral: “É importante que se fale com o adolescente sobre o voto porque conscientiza as pessoas que irão decidir quem vai governar o município, o estado ou o Brasil. Eu vim pronta para tirar o meu título, quero votar esse ano porque desde cedo já quero entender de política. Normalmente o foco dos políticos é conquistar os eleitores mais velhos, eles esquecem de representar os jovens do Brasil, por isso minha participação é importante.”

Estiveram presentes ao evento, além da presidente do TRE-RN, Maria Zeneide Bezerra, Vlademir Capistrano, membro substituto da Corte, os magistrados Reynaldo Odílio Martins Soares (1ªZE) e Suely Maria Fernandes da Silveira (3ª ZE), a diretora geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, os coordenadores do projeto Kátia Rejane Costa Pereira e Reyvaldo Virnas (69ª), o secretário da Escola Judiciária Eleitoral, Sólon Rodrigues de Almeida Netto, o chefe da seção de Biblioteca e Editoração do TRE-RN, Carlos José Tavares da Silva, alunos e professores.

Acesso rápido