Caicó encerra primeiro ciclo do Rota Eleitoral
O Polo de Caicó recebeu na última segunda-feira (27), a quarta e última etapa do projeto “Rota Eleitoral”. A ação aconteceu no Fórum Municipal Amaro Cavalcanti para um público formado por juízes, chefes de cartório, prefeitos e secretários dos municípios que compõem o Polo.
A mesa do evento foi composta pela presidente do TRE-RN, desembargadora Zeneide Bezerra, pela diretora geral do Regional potiguar Ana Esmera Pimentel da Fonseca, pelo prefeito de Caicó, Roberto Medeiros e pelo juiz da 25ª Zona Eleitoral e diretor do Fórum Eleitoral do município, magistrado Luiz Cândido de Andrade Villaça.
A presidente deste Regional abriu a 4ª edição do Rota, ressaltando sua importância em disseminar informações, sensibilizar a todos em relação a acessibilidade do eleitor e interiorizar ações da Justiça Eleitoral. “Desde o princípio de nossa gestão, havia o desejo de estar próximo às Zonas Eleitorais, verificando in logo suas funcionabilidade e dificuldades, trazendo para os cartórios informações, ações e projetos que desenvolvemos na capital do estado e, mesmo mediante a redução de orçamentos e os poucos recursos, dividimos o estado em Pólos e fomos a cada um deles.”
Na seqüência, Rose Vanderlinde, servidora da Assessoria Jurídica da Presidência fez uma explanação sobre o TRE em Movimento, projeto da Assessoria de Comunicação do Tribunal, falou de sua importância de convidou os prefeitos presentes a serem parceiros nesse projeto baixo custo e amplo alcance, levando informações da justiça eleitoral à população. Na ocasião, mais seis municípios assinaram a proposta de parceria ao projeto.
O debate continuou com Ana Esmera, que explicou sobre a logística das eleições 2016, segurança da urna e sobre a acessibilidade. O público contou ainda com a palestra sobre minirreforma eleitoral, ministrada pelo juiz Luiz Cândido e da palestra motivacional do servidor e poeta Reivaldo Vinas que encerrou a programação.
Neste primeiro ciclo, o Rota Eleitoral contemplou os Pólos de Natal, Goianinha, Pau dos Ferros e Mossoró.