TSE divulga o Manual do Mesário e outros materiais para o treinamento de mesários

O Manual do Mesário, destinado ao treinamento dos mesários das eleições municipais de outubro, já está pronto. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (13) o link da intranet para o download do material desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Mesários.
Segundo Zélia Miranda, secretária da SGP, a cartilha contém todas as informações que os mesários precisarão no dia da eleição. "O conteúdo da cartilha é tudo o que o mesário precisa para o dia da eleição. Todos os procedimentos que acontecem dentro do cartório, dentro da seção eleitoral. Ele se orientará por esse material", explicou.
Além do Manual do Mesário em duas versões - para a votação em zonas eleitorais com e sem a identificação biométrica do eleitor -, também foram preparados quatro folders informativos. O primeiro folder é uma novidade: ele esclarece aos empregadores sobre os dois dias de folga a que os mesários têm direito, como uma compensação do trabalho no dia da eleição conforme previsto na legislação. O segundo visa informar os juízes eleitorais sobre o funcionamento das seções eleitorais, com os principais acontecimentos do dia da eleição, quais os procedimentos de que ele faz parte e em quais momentos os mesários precisam do seu apoio. O terceiro folder informa os mesários sobre os procedimentos para atender aos eleitores que justificarem o não-comparecimento ao seu domicílio eleitoral. E, por fim, o quarto folder orienta a ação dos fiscais dos partidos e coligações que acompanharão a votação nas seções.
Num primeiro momento, o TSE realizará o treinamento com representantes designados por cada TRE como multiplicadores, numa data que será marcada em breve. Esses multiplicadores serão encarregados de capacitar os chefes de cartórios eleitorais que, posteriormente, treinarão os mesários que forem convocados.
A impressão do material e a multiplicação dos treinamentos ficará a cargo de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que definirá a metodologia e o cronograma dos treinamentos. O conteúdo do manual foi preparado para poder ser passado em até mesmo um único dia.
As inscrições dos mesários voluntários, feitas pessoalmente nos cartórios eleitorais, encerrou em 4 de maio. Mas ainda é possível inscrever-se pela internet, no Portal do TSE (para saber mais, clique <http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/canal-do mesario> http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/canal-do-mesario). O número exato de mesários já inscritos ainda não foi divulgado, mas Zélia calcula que sejam cerca de 2,5 milhões. Segundo o calendário eleitoral, os mesários que servirão no pleito de outubro serão nomeados até o dia 3 de agosto.
O download do Manual do Mesário e do material desenvolvido pelo GT Mesários pode ser realizado pelo endereço: http://intranet.tse.jus.br/menu_eleicoes/eleicoes2016/mesarios/material-folders
Fonte TSE/RG/RD