Cerca de 31 mil mesários atuaram no RN nestas eleições

Cerca de 31 mil mesários atuaram no RN nestas eleiçõesCerca de 31 mil mesários atuaram no RN nestas eleições

 “O mesário contribui para a democracia deste país”, são com essas palavras que Kátia Santos Azevedo, mesária há cerca de 20 anos, relata um pouco de sua rotina como Presidente de mesa na seção 63, da 1ª zona eleitoral de Natal.

 

Voluntária em escola perto de sua casa, Kátia diz que a Eleição é um momento de reencontro com os amigos do bairro. “Tenho um amigo que sempre fala que nunca viu uma pessoa para gostar de trabalhar tanto nas eleições como eu”, disse. Quando perguntamos de onde vem tanto amor pela função, ela responde com um sorriso no rosto: “Sou uma pessoa muito intensa e gosto de me meter em tudo. Não gostaria de ficar de fora da festa da democracia”.

 

Kátia é só mais uma dos cerca de 31 mil mesários que atuaram no Rio Grande do Norte e contribuíram para a democracia do nosso país. O mesário é essencial ao processo de votação e desempenha papel que supera até o da sofisticada tecnologia empregada no sistema eleitoral, reconhecido internacionalmente por sua excelência.

 

Para realizar uma eleição a justiça eleitoral planeja minunciosamente todas as etapas do processo e executa o planejado de acordo com os recursos públicos disponíveis, mas se não tiver o mesário é impossível a realização do pleito, pois ele desempena um importante papel público honorifico para a lisura e transparência das eleições. Dessa foram, agradeço a todos os mesários, que com zelo e dedicação exerceram as suas atividades neste dia tão importante para a democracia brasileira”, afirmou Andréa Campos, Diretora Geral do TRE-RN.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) agradece pelo empenho e dedicação destes em fazer das eleições do Brasil um mecanismo eficiente para a soberania popular.

Acesso rápido