Juiz Federal Francisco Glauber Pessoa Alves toma posse na corte eleitoral potiguar
Juiz Federal Francisco Glauber Pessoa Alves toma posse na corte eleitoral potiguar

Em sessão solene na tarde desta terça-feira (18), o juiz federal Francisco Glauber Pessoa Alves tomou posse na corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O ato aconteceu no plenário da sede do TRE-RN, em Natal e foi presidido pelo Desembargador Dilermando Mota, Presidente do TRE-RN.
Autoridades políticas, da justiça potiguar e das forças armadas marcaram presença na sessão solene do novo membro da corte eleitoral potiguar: o prefeito de Natal, Carlos Eduardo; o juiz federal Marco Bruno Miranda, Diretor do Foro da Justiça Federal no RN, o juiz federal Fábio Bezerra; o desembargador Glauber Rego; o procurador-geral de Justiça no RN, Eudo Rodrigues Leite; o procurador-chefe da União, Francisco Livanildo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Antônio Gilberto Jales; o presidente da OAB-RN, advogado Paulo Coutinho; o almirante Renato Rodrigues, representando o capitão de corveta Ricardo Bittencourt; o brigadeiro do ar Pedro Farcic, representando o major Leonardo Barbosa; o general de brigada Ridauto Lúcio, representando o tenente coronel Davi Dsanti; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa; e o deputado estadual Albert Dickson.
Após a leitura e prestação do compromisso à justiça eleitoral, Francisco Glauber assinou o termo de posse para o biênio 2017/2019. O novo membro da corte recebeu a toga da Sra Rubênia de Medeiros Dantas. Encerrada a sessão solene, após o intervalo para os cumprimentos, a corte seguiu com a sessão ordinária e julgou quatro recursos.
Saudações ao novo membro da corte
O presidente Dilermando Mota saudou o novo integrante da corte: "Estamos satisfeitos com a chegada de Dr Glauber a esta corte eleitoral. Quero agradecer as presenças dos familiares do empossado, dos servidores da Justiça Federal que com ele caminham dia a dia. Esta casa está em festa. Na quinta-feira não tivemos uma despedida, tivemos uma homenagem ao juiz Almiro Lemos, competente, amigo, comprometido, sério, que cumpriu um papel muito importante nesta Casa e de grande responsabilidade. Fiquei feliz quando o Tribunal da 5ª região colocou Dr. Almiro como substituto suplente de vossa excelência. Doutor Glauber veio a se somar o cargo que exercia o Doutor Almiro, chega com essa postura de humanidade e humildade para somar conosco. É muito bem-vindo nessa família do TRE-RN", destacou o presidente.
Em nome do Ministério Público Estadual, o Procurador Regional Eleitoral, Kleber Martins, explanou as boas vindas ao Juiz federal Francisco Glauber: "Tenho certeza que Vossa Excelência vai abrilhantar esta corte como abrilhantou por todos locais onde passou na sua vida. Já é um juiz embora jovem de idade, mas é experiente. Foi juiz de direto no Estado de São Paulo, é juiz federal há, salvo engano, 15 anos. Um magistrado excepcional, profundo conhecedor de Direito. Tenho certeza que contribuirá muito para os trabalhos desse Tribunal", disse o procurador.
O vice-presidente do TRE-RN e corregedor, Desembargador Ibanez Monteiro, fez a apresentação formal do novo membro da corte e falou em nome dos demais integrantes: “O Dr. Francisco Gláuber é natural de Mossoró e tem família em Mossoró. É filho de Edmundo Alves de Assis e dona Iraci Pessoa Alves. Eu faço referência aos pais de Vossa Excelência porque considero a instituição familiar muito importante, uma peça fundamental numa sociedade que preserva valores éticos, morais e sociais e a família parece ser um dos principais pilares desses valores. Registro também aqui como destaque o privilégio que Vossa Excelência teve de estudar no Colégio Diocesano de Mossoró. Tudo isso destaquei para frisar que desde os primeiros momentos de vida acadêmica de Vossa Excelência já contava com ensino de alta qualidade. Daí em diante, até sua formação superior de graduação e pós-graduação em São Paulo (PUC SP). Temos, portanto, o prazer de receber nesta Corte um jurista que tem uma formação excelente. Saiba que a Corte está disposta a contribuir com Vossa Excelência no que for necessário e quero desejar êxito no seu biênio e dizer que nós estaremos a sua disposição”, disse o corregedor durante o discurso.
Francisco Glauber agradece as boas-vindas
Depois das boas-vindas, o novo integrante da corte eleitoral potiguar agradeceu: “Alegra-me compor este colegiado com tão distinta formação, marcada por pessoas de reconhecíveis idoneidade e técnica. Espero aqui fazer jus à longa tradição de contribuição distinta, elevada e independente que a Justiça Federal vem propiciando a este Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Eu sou juiz há alguns anos e o pensamento de um juiz que passa muito tempo numa vara é monocrático, mas quando nós estamos num colegiado precisamos conversar, debater, convencer os colegas. Isso é uma das formas de legitimação da decisão judicial. De toda forma, espero sinceramente atender todas as demandas e expectativas”, ressaltou.

