Escola de Natal participa de eleição simulada e elege seus próprios representantes
Escola de Natal participa de eleição simulada e elege seus próprios representantes
A Escola Dom Marcolino Dantas, no Alecrim, participou na última semana de um momento único: o microprocesso eleitoral. Mais de cem alunos da 5ª série se envolveram diretamente na escolha de seus candidatos, na campanha eleitoral, votação e até mesmo na proclamação dos eleitos. A ação teve apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que também realizou na escola a palestra “Eleitor consciente: voto sem corrupção”.
A participação foi muito positiva: direção, coordenação, professores e alunos aderiram à ação com muito entusiasmo. Foram escolhidos fiscais, o presidente da mesa e criados nove partidos políticos, quatro deles concorreram pelo turno matutino e os outros cinco pelo vespertino. Antes da experiência, candidatos e eleitores jamais tiveram o mínimo contato com o processo eleitoral.
Sólon Almeida, secretário da EJE, destaca a importância da ação pois “o brasileiro precisa entender que o processo eleitoral não acontece somente no dia da eleição”. Também garante que trabalhar com a faixa etária por volta dos 10 anos impulsiona a formação de um eleitor mais cidadão e consciente. “É um motivo de grande satisfação para o TRE”, diz.
Para os alunos, a diversão foi garantida. Anne Maria (10), candidata à vereadora pelo Partido Revolucionário Feminino (PRF), conta que sentiu um “friozinho na barriga”. “Foi muito legal, a gente saiu pedindo voto pra todo mundo. Teve panfleto, cartaz, passeata na praça de alimentação do colégio. Fiquei nervosa”, confessa.
Já para Emília Souza (10), candidata à vice-prefeita pelo mesmo partido, foi ótimo participar de uma eleição com tão pouca idade. “Dá uma ansiedade pelo futuro. Foi muito bom porquê a gente pode sentir a sensação que nossos representantes sentem quando eles vão se eleger. A gente passou por altos e baixos”, conta.
Escolas públicas ou particulares interessadas em receber ações da EJE podem entrar em contato pelo número 4006-5996 ou através do e-mail gabeje@trern.jus.br. O serviço é oferecido pelo TRE-RN gratuitamente, mas deve ser previamente agendado.