TRE-RN finaliza seleção interna para a primeira função comissionada do 1º grau de jurisdição
A banca de seleção foi formada por dois representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas, o Juiz Eleitoral e um servidor com experiência cartorária.

Na última sexta (24), na sala de reuniões do 3º andar do novo prédio, foi realizada a segunda fase do processo seletivo para ocupação da vaga de Chefe da 5ª Zona Eleitoral (FC.6), composta por entrevista e apresentação de plano de ação gerencial para o biênio 2018-2019. A banca de seleção foi formada por dois representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas, o Juiz Eleitoral e um servidor com experiência cartorária.
Em conformidade com o Edital n.º 10/2018 – DG, os planos de ação apresentados pelos candidatos continham propostas de projetos de otimização dos processos de trabalho da 5ª Zona, abrangendo 3 (três) dentre os seguintes temas: gestão (materiais, infraestrutura, pessoas, riscos), processos judiciais e etapas críticas do processo eleitoral (final do alistamento, registro de candidatura, fiscalização da propaganda, convocação de mesários e treinamentos, véspera e dia do pleito, prestação de contas).
Durante a segunda fase, foi examinada a compatibilidade entre o perfil de competências dos candidatos e as competências requeridas para a vaga ofertada, avaliando-se aspectos comportamentais e técnicos. Por se tratar de função gerencial, atribui-se peso maior às competências comportamentais, sendo o resultado final composto pelo somatório de 30% da pontuação obtida na análise curricular e 70% da entrevista/apresentação do plano de ação.
Trata-se da primeira função comissionada do 1º grau de jurisdição submetida à seleção interna, na qual concorreram oito servidores lotados em Zona Eleitoral. Da análise curricular, foram habilitados 5 (cinco) candidatos para a fase seguinte. A última fase consiste na indicação do Juiz Eleitoral e apreciação da Presidência, dentre os 3 (três) finalistas. A classificação da segunda fase e a indicação do magistrado serão divulgadas hoje, na área de destaques da intranet.
A entrevista e apresentação do plano de ação gerencial foi acompanhada por um representante do TRT21 e da JFRN, objetivando compartilhar as experiências que o TRE-RN vem vivenciando desde 2016.
Ao final do processo, Dr. Felipe Barros, titular da 5ª Zona Eleitoral, proferiu as seguintes palavras: “Gostei muito de participar do processo seletivo formatado pelo TRE-RN. Valoriza o servidor, valoriza o magistrado, que participa efetivamente do processo, torna democrático o procedimento, e dá chance para que talentos sejam descobertos e aproveitados da melhor maneira pela administração. Está a equipe do TRE-RN que idealizou esse modelo de parabéns, estou muito satisfeito.”
Fonte: Coordenadoria de Desenvolvimento Organizacional/SGP