Presidente do TRE-RN destaca no PIELEI a importância do planejamento
O evento aconteceu na nova sede do TRE-RN e contou com a participação dos Chefes de Cartório das 60 Zonas Eleitorais do estado
Na última quarta-feira, 20, ocorreu a apresentação oficial do Plano Integrado das Eleições 2018. O evento aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e contou com a participação dos Chefes de Cartório das 60 Zonas Eleitorais do estado e também das autoridades do Regional Eleitoral. O Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, realizou a abertura da reunião, ressaltando em seu discurso aspectos importantes sobre este ano de eleições gerais.
Inicialmente, o Presidente explanou os desafios enfrentados ao longo dos últimos meses, incluindo a finalização das obras da nova sede do Tribunal em Natal, a mudança, a contenção de despesas e, finalmente, o período eleitoral. Dilermando Mota destacou a importância do planejamento como ferramenta de gestão utilizada para nortear cada um desses desafios. Conforme contou o Desembargador, foi essa a perspectiva seguida para a elaboração do Plano Integrado das Eleições 2018.
Confira na íntegra o discurso do Presidente do TRE – RN, Desembargador Dilermando Mota:
“Senhores e senhoras chefes de Cartório das Zonas Eleitorais do Rio Grande do Norte, muito bem-vindos a este encontro. Esta é uma reunião de trabalho em que serão apresentados pelos gestores deste Tribunal, em linhas gerais, o Plano Integrado das Eleições do ano de 2018, denominado PIELEI.
Têm sido atípico este ano, tanto o que se encerrou quanto este que está em curso, porque tivemos o grande desafio de concluir não só a construção desta nova sede em que os senhores e senhoras estão sendo recepcionados, como também todos os procedimentos de mudança da instituição para este novo e muito melhor espaço.
Num período de menos de 15 dias, foram transferidos com precisão e segurança mobiliário, equipamento, documentos e principalmente pessoas, numa operação gigantesca que transcorreu com extrema eficiência após longos meses de planejamento, com a colaboração de toda a Casa.
Também fomos atingidos duramente pela necessidade premente de contenção de despesas, advinda da chamada PEC dos Gastos Públicos, que estabeleceu limites orçamentários ao que poderíamos promover. Daí a importância de realizar tudo à luz de um planejamento condizente com um cenário de contingências.
Planejamento, eis a palavra mágica que revela que uma determinada missão foi, está sendo ou será realizada de acordo com um norte, um roteiro prévia e seguramente traçado, a fim de minimizar riscos, diminuir custos e realizar tudo com efetividade.
O Plano Integrado das Eleições 2018 foi concebido sob essa perspectiva, e também sob os princípios da simplicidade, funcionalidade e utilidade. Tanto quanto possível, foram atendidos os pleitos formulados pelos senhores e senhoras nas avaliações da Eleição 2016, como veremos ao longo das exposições que se seguirão neste evento.
Ao assumir a Presidência do TRE/RN, estávamos imbuídos do propósito de dotá-la de instrumentos que lhe permitissem alcançar o modelo de gestão pública gerencial exigido por estes tempos difíceis, um modelo baseado em princípios predominantemente técnicos, metodológicos e democráticos.
Era preciso buscar uma administração racional, impessoal, disciplinada, que levasse em conta a universalidade e a cidadania.
Nosso esforço foi no sentido de realizar uma gestão técnica, mas flexível, preocupada com gastos e riscos, fundada em competências, voltada aos plenos interesses do cidadão. Um desafio árduo, constante, que exige dedicação e profissionalismo.
O Planejamento Integrado das Eleições 2018 que aqui se apresenta, concebido sob essa perspectiva, pretende deixar transparentes os processos de trabalho relativos ao Pleito; dar início à construção de uma matriz documental que venha a ser aperfeiçoada ao longo do tempo – e possibilitar que os colaboradores possam “enxergar” o efetivo papel de suas atividades dentro do sistema eleitoral, sob monitoramento permanente do que está sendo executado.
Esperamos haver contribuído para realizar o melhor aqui e agora, com mais efetividade, e assim colaborar para a construção de um novo futuro, em que se tenha como horizonte o atendimento dos verdadeiros interesses do cidadão brasileiro, merecedor cada vez mais digno de todo o nosso esforço.”