EJE-RN promove ações sobre participação política em escola da zona Norte de Natal
Aproximadamente 1.000 jovens já participaram das ações apenas no mês de março
Nesta semana, 240 alunos da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na zona Norte de Natal/RN, ganharam uma programação especial em sala de aula. Com o Projeto Eleitor do Futuro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN), promoveu ações educativas sobre as eleições, a fim de conscientizar os futuros eleitores quanto à importância do voto.
Em março de 2018, a EJE já atendeu cerca de mil jovens, em diferentes escolas da capital potiguar. De acordo com Sólon Almeira, assistente da EJE-RN, a Escola Judiciária possui uma relevância muito grande porque ela é um dos braços do TRE-RN junto à comunidade. “Através das intervenções promovidas pela EJE, esses estudantes são sensibilizados quanto à importância do voto e da participação política”, explica o servidor. As ações sequenciais englobam palestras e debates sobre o tema, além das eleições simuladas, nas quais os jovens podem, de forma não oficial, exercer o ato do voto e, dessa forma, entender como funciona o processo eleitoral.
Para o diretor da Escola Estadual, João Maria, o projeto tem contribuído bastante para a formação dos estudantes; especialmente no que se refere à cidadania e educação política. “A maneira leve e descontraída com que os temas são abordados proporcionam uma reflexão por parte dos alunos, levando-os a internalizar as informações e a compreender que futuramente o voto deles decidirá os rumos da representação política”, comenta o diretor.
Ao longo deste ano eleitoral, a EJE-RN passará por diversas outras escolas da cidade, procurando atender ao número máximo de futuros eleitores. A próxima parada será na segunda-feira (19), no Sesc de Potilândia e o foco será o público infantil.