Na última sessão plenária antes das Eleições 2018, TRE-RN registra os 30 anos da Constituição Federal

A promulgação da Constituição Federal ocorreu em 05 de outubro de 1988.

Na última sessão plenária antes das Eleições 2018, TRE-RN registra os 30 anos da Constituição Fe...Na última sessão plenária antes das Eleições 2018, TRE-RN registra os 30 anos da Constituição Federal

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou na manhã desta sexta-feira (05) a última sessão plenária antes das eleições gerais, que acontecem no próximo domingo (07). Na abertura, o presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, registrou os 30 anos da promulgação da Constituição Federal, ocorrida em 05 de outubro de 1988. A Constituição é a lei fundamental e suprema do Brasil, que rege o país e garante a democracia. “Que o cidadão reconheça os valores da Constituição e participem da Eleição”, afirmou o presidente.

Os membros da corte ressaltaram a data e manifestaram o desejo que cada cidadão exerça o direito de votar de maneira livre e democrática no pleito, prerrogativas conquistadas na Constituição de 1988. “É importante relembrar os compromissos democráticos do país, os trabalhos da Constituinte foram muito democráticos, com ampla participação da sociedade civil organizada. Em tempos de Eleição, mais precisamente a dois dias do primeiro turno, nunca é demais relembrar o compromisso da nação brasileira com os princípios democráticos que foram reinstaurados na ordem constitucional brasileira desde o dia 05 de outubro de 1988. Que o espírito democrático que emana dela possa iluminar os candidatos e eleitores no próximo domingo e que possamos chegar na segunda-feira com um país cujos princípios democráticos tenham sido reforçadamente respeitados”, ressaltou o juiz Wlademir Capistrano.

A Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Cibele Benevides, também fez uso da palavra e registrou a comemoração. “A data é para ser comemorada, pois há 30 anos a nossa democracia foi consolidada. O nosso desejo é que a alternância de poder, a cidadania, o voto sigiloso e o sufrágio universal continuem sendo valores inalienáveis do povo brasileiro e que o cidadão consiga exercer sua cidadania no dia do pleito. O voto do mais humilde tem exatamente o mesmo peso do voto do mais poderoso. É o momento em que a república se nivela e todos são iguais; o principio da isonomia se consolida”, ressaltou a Cibele Benevides.

O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no próximo domingo, dia 07 de outubro, das 08h às 17h. Na ocasião, os eleitores devem votar em seis telas: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador 1, Senador 2, Governador e Presidente.

Acesso rápido