TRE-RN contrata empresa para projetar usina fotovoltaica
As usinas serão implantadas na capital e em 07 cartórios eleitorais no interior do estado
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) dá o primeiro passo rumo à implantação de uma usina fotovoltaica no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e em 07 cartórios eleitorais do interior do estado: Parnamirim, Currais Novos, Acari, Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e João Câmara.
“Estamos iniciando um dos mais importantes projetos de nossa gestão. Com a construção dessa usina vamos oferecer condições para que a Justiça Eleitoral utilize energia ecológica, através da captação da luz do sol e transformação em energia, sem causar danos ao meio ambiente” , disse o presidente do TRE, Glauber Rêgo.
Nesta segunda-feira (11), a empresa Allian, contratada para elaborar os planos de viabilidade financeira e projetos básicos, visitou o COJE, acompanhada do Chefe da Seção de Engenharia do TRE-RN, Ronald Amorim. Na ocasião, foi confirmada a viabilidade de se instalar as placas fotovoltaicas no local.
Essa primeira visita já faz parte de um cronograma que a equipe responsável pelo projeto, juntamente com a Secretária de Administração e Orçamento do TRE-RN, Andréa Campos, estabeleceu para as atividades a serem desenvolvidas, tendo em vista o prazo de 03 meses para execução do contrato. A entrega da primeira versão do projeto para análise da equipe está marcada para o dia 12 de março.
Dentre as ações a serem executadas pela empresa contratada, constam a solicitação de estudo de viabilidade de carga à Cosern para o COJE, local de instalação da usina em Natal; visita técnica ao Galpão das Urnas, acompanhada do engenheiro calculista responsável pelo projeto estrutural, e entrega do mesmo à empresa; e agendamento das visitas técnicas aos cartórios eleitorais do interior do estado, considerados inicialmente viáveis para o recebimento de placas para captação de energia solar.
Após a etapa de planejamento e projetos, o TRE-RN abrirá licitação para compra do material necessário, bem como a contratação da empresa especializada na instalação das placas fotovoltaicas.