TRE-RN faz melhorias no sistema “Fale Conosco”
Ao todo, 14 melhorias foram solicitadas à Coordenadoria de Sistemas
Pensando no aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Ouvidoria, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) vem realizando diversas melhorias no sistema “Fale Conosco”, um canal eletrônico de atendimento ao público externo. As demandas de aprimoramento foram sugeridas pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, e pelo Ouvidor Eleitoral, Juiz Luís Gustavo Smith. O “Fale Conosco” pode ser acessado através do link: https://faleconosco.tre-rn.jus.br/publico/
Ao todo, 14 melhorias foram solicitadas à Coordenadoria de Sistemas, que prontamente encaminhou a demanda para a Seção de Publicações Eletrônicas, o setor responsável pela manutenção do “Fale Conosco”. TRE-RN faz melhorias no sistema “Fale Conosco”Dentre as melhorias realizadas, a maior foi referente à aba de “Estatísticas” localizada no interior do sistema, que permite acessar o quantitativo de demandas e de recursos. Após a manutenção, o usuário passa a ter acesso a uma maior e mais precisa quantidade de dados estatísticos, podendo ver o detalhamento de cada um deles através de gráficos interativos. Além disso, outra mudança foi com relação à interface do sistema para os servidores da ouvidoria, que agora podem responder às demandas dos usuários de maneira mais rápida e eficiente, garantindo maior usabilidade e proporcionando mais agilidade no processo.
“A Ouvidoria, não só do TRE, mas de qualquer instituição, tem uma importância muito grande para o âmbito organizacional. A cada dia, ela se consolida ainda mais como um elo entre o público e gestão do órgão. Através dela, os anseios e dúvidas da população passam a ter uma tramitação mais rápida, contribuindo para a Lei da Transparência e corroborando com a mentalidade de que se deve privilegiar a clareza das coisas. Então o “Fale Conosco” surge justamente com esse propósito, pois o usuário pode ver toda movimentação de sua demanda, acompanhando tudo que é feito quanto o andamento do processo, tendo acesso inclusive à data, hora e responsáveis pela tramitação”, explicou o Ouvidor Eleitoral, Juiz Luís Gustavo Smith.
Funcionamento do ‘Fale Conosco’
O sistema divide as demandas do público em sete categorias: crítica, denúncia, elogio, lei de acesso à informação, pedido de informação, reclamação ou sugestão. A partir da categoria escolhida, a própria plataforma dá ao usuário opções de assuntos adequados para o caso. Após uma breve descrição de sua demanda, o usuário realiza um cadastro com seus principais dados pessoais e registra o contato. Dependendo do assunto, o demandante tem também a opção de realizar uma solicitação de maneira anônima, ficando a seu critério a escolha em se identificar ou não.
Com essa ferramenta de comunicação, o setor de Ouvidoria do TRE-RN recebe no próprio sistema a demanda. Os servidores que atuam na unidade têm o prazo de 02 dias úteis para responder a solicitação, com exceção dos casos que envolvem a categoria de Acesso à Lei da Informação, cujo prazo pode se estender para até 20 dias, por geralmente se tratar de assunto que exige um pouco mais de tempo para ser concluído.
O sistema 'Fale Conosco' também oferece a aba 'Consultar', na qual os usuários podem consultar sua demanda e verificar se já houve uma resposta. A plataforma também oferece estatísticas acerca dos quantitativos de demandas, bem como um manual que orienta o funcionamento do sistema. Além do canal eletrônico de atendimento, a Ouvidoria Eleitoral do Rio Grande do Norte atende através do e-mail ouvidoria@tre-rn.jus.br, do telefone (84) 3654-5190 ou presencialmente, na sede do TRE/RN, localizada na Avenida Rui Barbosa, nº 215, bairro do Tirol, em Natal.