TRE-RN recebe excursão escolar para visita ao Centro de Memória
Ao todo, 83 estudantes conheceram o Centro de Memória do TRE nesta sexta
O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu nesta sexta-feira (29) a visita de 83 alunos da Escola Estadual Zila Mamede. Os estudantes foram recepcionados pela servidora do TRE-RN e curadora do Centro, Ana Paula Vasconcelos, que apresentou toda a história e evolução da Justiça Eleitoral, bem como o pioneirismo feminino no cenário eleitoral potiguar.
Essa é a primeira vez que o Centro de Memória, agora mais espaçoso e organizado após a mudança para a nova sede, recebe uma excursão escolar. A ideia é que essa iniciativa se repita com outras instituições de ensino de Natal, especialmente com a recente integração da seção à Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN). Alinhando história e cidadania, o objetivo do TRE é contribuir para a formação desses jovens e futuros eleitores.
Entusiasmada com a experiência, a aluna Ingrid Beatriz, de 17 anos, contou o quanto a visita foi essencial para a sua mudança de percepção. “Eu ainda não voto, mas este ano farei o meu título de eleitor. Antes eu pensava, sinceramente, em não votar. Porém, com a visita de hoje e após descobrir que a luta foi tão grande até que a primeira mulher conseguisse votar, seria uma ingratidão da minha parte não contribuir com o meu voto após tudo que foi trabalho aqui”, confessou.
O professor Daniel Lima, que ministra a disciplina de História, acompanhou os alunos do 3º ano do Ensino Médio e relatou o quanto esse momento foi importante para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Trazer os alunos para essa visita é uma oportunidade para que eles vejam processos que ainda não conhecem e que a história, naturalmente, invisibiliza. Um exemplo é o pioneirismo das mulheres. Então é extremamente importante eles terem contato com algumas narrativas que não são comuns no cotidiano deles”, ressaltou.
Outra ação da EJE-RN
Na última quinta-feira (28), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN) organizou e acompanhou uma eleição para líder de sala na Escola Estadual Potiguassu, localizada no bairro do Igapó, zona Norte de Natal. O colégio possui cerca de 160 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa é também uma maneira de inserir a prática do processo eleitoral no contexto do estudantil e possibilitar a formação de futuros eleitores e cidadãos.
“Essa ação é muito importante para que as crianças possam vivenciar e compreender a importância das eleições. Desde 2011, nós realizamos esse projeto, mas até ano passado as votações eram feitas com cédulas de papel. Já desta vez tivemos a ideia de, em parceria com o TRE, utilizar as urnas eletrônicas para enriquecer ainda mais essa experiência”, destacou a Diretora da escola, Marluce Caetano.