TRE-RN é premiado com 5º lugar no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça
Entre 91 tribunais do país o TRE-RN avançou no cumprimento dos requisitos e atendeu 95,69% dos critérios.
Na tarde desta terça-feira, 18, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi laureado com o 5º lugar no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça. O TRE-RN alcançou a colocação entre os 91 tribunais do país e foi o terceiro, ao lado do TRE-PA, no segmento da Justiça Eleitoral. A premiação foi realizada em sessão solene, que também celebrou os 15 anos do CNJ.
O evento contou com a participação dos presidentes do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Ministro Dias Toffoli e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, além do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e de outros membros e representantes de órgãos do Judiciário brasileiro. Os Desembargadores Glauber Rêgo e Cornélio Alves, respectivamente presidente e vice-presidente do TRE-RN, estiveram presentes na sessão por videoconferência.
"O ranking da configura mais um instrumento para o aperfeiçoamento dos órgãos, por meio do estímulo à disponibilização de dados à sociedade, promovendo o direito à informação e à publicidade", afirmou o Ministro Dias Toffoli.
Esta é a terceira edição do ranking e segundo ano em que a corte eleitoral potiguar fica entre os laureados. No ano passado, o TRE-RN ficou em primeiro lugar, atendendo a 95,08% dos critérios de avaliação. Em 2020, o tribunal avançou no cumprimento dos requisitos e atendeu 95,69% dos critérios.
Além do TRE-RN, foram laureados o TRE-PA, que compartilhou a 5ª, os TRE-BA e TRE-SE, que empataram na 1ª colocação, o TJ-PA (3º) e TRT20 (4º).
"Parabenizo a todos os tribunais participantes, em especial os laureados, pelo empenho em tornar os dados acessíveis e transparentes aos cidadãos brasileiros, contribuindo para que tenhamos um Poder Judiciário mais transparente e, assim mais democrático", finalizou Toffoli.