TRE-RN obteve a primeira colocação dentre os tribunais eleitorais na Meta 1 do CNJ
A Meta 1 do CNJ consiste em julgar uma quantidade maior de processos de conhecimento em relação aos distribuídos no ano corrente
O Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) foi o melhor tribunal do Brasil,em seu segmento, a cumprir a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019. O destaque da corte eleitoral potiguar foi divulgado na reunião preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada nesta segunda-feira (25), por videoconferência.
A Meta 1 do CNJ consiste em julgar uma quantidade maior de processos de conhecimento em relação aos distribuídos no ano corrente. Ou seja, em 2019, o TRE-RN julgou mais processos do que recebeu. Essa meta foi estabelecida para evitar o acúmulo de processos nos tribunais de todo o país.
O desembargador Cornélio Alves, Corregedor do TRE-RN, comentou o desempenho da Justiça Eleitoral no que consiste em julgar mais processos do que os distribuídos. "Importante afirmar que tal fato decorreu do trabalho e esforço conjunto de magistrados e servidores das Zonas Eleitorais, aliado ao acompanhamento por parte da Corregedoria e o apoio da Presidência, com o objetivo principal de realizar uma atividade jurisdicional de forma célere e justa", disse o desembargador.
“Um feito que nos orgulha. Esse nível de excelência se deve a um conjunto de esforços e, certamente, a uma atuação decisiva da nossa Corregedoria, que teve à frente nosso Desembargador Cornélio Alves. Vamos continuar com esse esforço para que o tribunal possa cada vez mais se manter neste nível, que é o esperado pelo cidadão potiguar. Que o tribunal continue eficiente na prestação de serviços”, destacou o presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, na sessão ordinária da corte desta terça-feira (26).
Na ocasião, os demais membros do colegiado também parabenizaram o Desembargador Cornélio Alves e a equipe da Corregedoria Eleitoral pelo trabalho e pela meta alcançada.
No mês de Dezembro, o TRE-RN atingiu o pico de 211,96% do grau de cumprimento da meta, patamar mais alto do país, que rendeu o destaque ao regional potiguar.
A nível nacional Justiça Eleitoral atingiu 127,07% de cumprimento da meta, julgando 159.028 processos, enquanto foram distribuídos 125.146. Todas as regiões atingiram mais de 108% de cumprimento da meta, sendo as regiões Sul e Nordeste as de maiores percentuais.