TRE-RN aprova voto de congratulação ao surfista Italo Ferreira
O potiguar ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (27), um voto de congratulação ao atleta potiguar Italo Ferreira, primeiro campeão olímpico do surfe. Natural de Baia Formosa, Italo Ferreira, 27 anos, conquistou nesta madrugada (27), a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e a primeira do surfe, esporte estreante no programa olímpico.
O voto foi proposto pelo presidente do TRE, desembargador Gilson Barbosa, e aprovado à unanimidade pelos demais membros, com a associação da Procuradoria Regional Eleitoral.
Italo Ferreira
O potiguar Italo Ferreira começou a surfar aos 8 anos de idade, mas só ganhou a primeira prancha aos 10. Antes disso, surfava com pranchas emprestadas dos primos ou usava as tampas das caixas de isopor do pai, que vendia peixe na cidade, como prancha.
Na bagagem o atleta potiguar já conquistou os títulos de bicampeão mundial Pro Júnior, campeão brasileiro em 2014 e, no mesmo ano, classificou-se para integrar a Liga Mundial de Surfe, a elite do surfe mundial. Já na primeira temporada, em 2015, Italo terminou como sétimo melhor do mundo e venceu o 'Rookie Of The Year'.
Em 2019, Italo Ferreira foi campeão mundial da World Surf League, após uma vitória em Pipeline, no Havaí, sobre o bicampeão Gabriel Medina. Ítalo se tornou o terceiro brasileiro a conquistar o título mundial.