Desinformação e fake news foi tema do último debate do Prata da Casa
Evento organizado pela Escola Judiciária Eleitoral teve mesas sobre temas atuais e relevantes, além de atividades educativas para celebrar 25 anos da urna eletrônica
Desinformação e fake news foi o tema do último debate do evento Prata da Casa, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte. A conversa, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, teve participação das jornalistas Fernanda Zauli e Liz Nóbrega, mediadas pelo Juiz do TRE-RN Fernando Jales.
Iniciando o debate, Liz Nóbrega, Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN, destacou uma faceta negativa das plataformas digitais que favorece a disseminação de desinformação e notícias falsas. Por outro lado, Fernanda Zauli, que é coordenadora e editora do portal de notícias G1 RN, ressaltou o papel do jornalismo no combate à desinformação, através da apuração de informações que circulam nas plataformas digitais.
O encontro desta sexta encerrou o Prata da Casa, evento que celebrou os 25 anos da urna eletrônica no Brasil e promoveu uma série de conversas sobre temas atuais e relevantes, como a Segurança do Processo Eleitoral e a Participação Feminina no Processo Democrático. Todos os debates estão disponíveis no canal do YouTube do TRE-RN.
“Gostaria de agradecer à Escola Judiciária Eleitoral pelo belo trabalho na organização deste evento. Em nome da Juíza Ticiana Nobre, Diretora da EJE-RN, agradeço a todos os servidores e colaboradores pelo trabalho nessa iniciativa. Estendo meus agradecimentos aos participantes das mesas pelos brilhantes debates. Com a diminuição dos casos de Covid e a retomada de atividades presenciais, esperamos realizar outros eventos que contribuam ao nosso fortalecimento enquanto nação”, afirmou o Presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, no discurso de encerramento do Prata da Casa.