O Presidente do TRE-RN, o Desembargador Gilson Barbosa, esteve em Nova Cruz na tarde da sexta (26) para a inauguração da Usina Fotovoltaica do Fórum Eleitoral. A inauguração foi acompanhada pelos servidores da 12ª Zona Eleitoral e pelo juiz eleitoral do Cartório, Dr. Márcio Silva Maia.
Com isso, conclui-se o projeto de geração de energia limpa e renovável desenvolvido pelo Tribunal para fornecer energia suficiente a todos os prédios da Justiça Eleitoral do Estado. “Nós precisávamos fazer esse investimento, para melhor utilizarmos os recursos públicos. Para cada usina investimos R$ 94.000,00, e como retorno, pagaremos basicamente as tarifas de energia daqui para frente. Em cerca de 5 anos conseguiremos o retorno desse investimento”, disse o Desembargador Gilson Barbosa.
As usinas de Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Assu, Pau dos Ferros e Natal (localizada no COJE - Centro de Operações da Justiça Eleitoral) já estão em funcionamento. "Nós fomos presenteados com essa usina aqui. Há uma preocupação mundial nesse sentido, e o Judiciário Eleitoral do Rio Grande do Norte viabiliza de forma efetiva aqui na nossa zona eleitoral esse grande avanço, que representa um ganho financeiro, de economia, em um momento em que passamos por crises em vários segmentos, incluive na questão energética", disse o juiz eleitoral Márcio Silva.
No dia 17 de agosto, as últimas usinas a serem finalizadas, de João Câmara e Nova Cruz, foram autorizadas pela concessionária de energia do Estado, a Cosern, a entrarem em funcionamento.
A usina fotovoltaica instalada em Nova Cruz possui capacidade nominal de 20KWp (vinte quilowatts-pico), capaz de gerar cerca de 2.000 KWh por mês de créditos para o TRE, correspondentes a aproximadamente R$ 1.712,00 por mês (com o valor atual da energia, sem as bandeiras tarifárias).