Policiais militares se apresentam à 3ª zona eleitoral do RN
Os agentes irão trabalhar garantindo a ordem nas ruas durante as campanhas eleitorais

Na manhã desta sexta-feira (19), Policiais Militares estiveram presentes no Fórum Eleitoral, em Natal, onde se apresentaram ao grupo de servidores da 3ª zona eleitoral, que cuidará da fiscalização das campanhas no município de Natal.
As fiscalizações de comícios, carreata, passeatas, carros de som, e outras campanhas nas ruas, vêm sendo feitas desde o dia 16 de agosto. No entanto, a partir desta sexta (19), a PM passará a acompanhar as equipes de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) nas ruas, inclusive durante os plantões dos fins de semana, para garantir a integridade dos agentes e a manutenção da ordem.
O objetivo do trabalho de fiscalização do TRE-RN é averiguar se os candidatos estão cumprindo com as regras da campanha eleitoral e checar denúncias sobre irregularidades. Eles fotografam o local e elaboram um termo de constatação, havendo ou não alguma irregularidade. Caso seja constatada alguma conduta ilícita, o candidato é notificado para fazer os ajustes. Se persistir no erro, o juiz eleitoral analisará o caso.
O principal meio de denúncia de propaganda eleitoral irregular é o App Pardal. O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como: compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e também problemas no ato de votar, em especial qualquer irregularidade relativa ao funcionamento na urna eletrônica (defeito, mau funcionamento, etc.). A denúncia não pode ser anônima.

