Comissão de Participação Feminina do TRE-RN promove exposição artística
A proposta da exibição é retratar a figura feminina
A Comissão de Participação Feminina do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), promoveu hoje (19), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), a exposição coletiva intitulada: “Representações: a figura feminina em desenhos, pinturas, gravuras e fotografias”. A ideia da mostra é apresentar a forma como os artistas retratam a figura feminina.
A exposição, que teve como curadora Beth Vinas, contou com 21 quadros de autoria dos seguintes artistas: Rey Vinas, Francisco Eduardo, Fabiana Nunes, Drucilla, Neobi, Mitchell e Davidson. As obras envolveram técnicas com óleo e acrílico sobre tela, além de arte digital, nos estilos impressionista, expressionista, arte moderna, pop art e pintura naif.
O artista plástico e servidor do TRE-RN, Rey Vinas teve sete obras expostas no evento e comenta sobre o trabalho coletivo. "Os quadros representam o feminino na sociedade. Cada trabalho acabou se transformando em uma espécie de radiografia íntima, o que se retratou foi um tipo de memória interior dos artistas", disse Rey.
Vinas comentou sobre duas obras que estavam no evento. Uma delas foi a da fotógrafa Fabiana Nunes, onde é vista uma mulher negra coberta com uma espécie de pedraria típica de algumas tribos africanas. “Acho esse trabalho um primor. É muito natural e ao mesmo tempo sofisticada. Ela representa muito bem a ideia da exposição”. Rey ainda destacou outra obra, de autoria própria, que se chama Medusa. "Nesta tela, o olhar chama a atenção para a ideia da hipnótica imagem feminina”, disse o artista.
As obras foram expostas no COJE durante a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições deste ano. Mas devem continuar em exposição no prédio da sede do TRE-RN até o fim de janeiro de 2023.