TRE-RN realiza retotalização de votos, mas resultado permanece inalterado

Processo de recálculo dos votos ocorreu em decorrência de decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral

Processo de recálculo dos votos ocorreu em decorrência de decisões tomadas pelo Tribunal Superio...TRE-RN realiza retotalização de votos, mas resultado permanece inalterado

Na tarde desta terça-feira (6) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou a retotalização dos votos das Eleições 2022. O processo foi motivado por impugnação ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) da federação PSOL-Rede no Rio Grande do Norte para lançar candidatos ao cargo de deputado federal nas Eleições 2022. Sem o DRAP deferido, a agremiação não pôde concorrer no pleito.

Na ocasião, de acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), a Comissão Executiva estadual do partido Rede teve suas anotações partidárias suspensas no dia 3 de agosto deste ano por acórdão do TRE-RN em razão de não ter prestado as contas referentes aos exercícios financeiros de 2016 e de 2018.

Segundo o Secretário Judiciário do TRE-RN, João Paulo, a retotalização é um processo operacional de recálculo dos votos em razão de decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Só vai haver uma alteração referente a um processo da Federação PSOL-Rede, por conta de um indeferimento de registro de candidatura da federação para deputado federal. Contudo, o resultado não será alterado devido a retotalização dos votos”, destaca João Paulo.

O Coordenador de Sistemas do Regional Potiguar, Osmar Fernandes, realizou o processo na presença do Secretário Judiciário, João Paulo; da Chefe de Seção de Direitos Políticos e Suporte às Zonas Eleitorais, Rossana Morais; da Coordenadora de Eleições, Teresa Farache e do juiz federal Dr. José Carlos Dantas.

*com informações do TSE

Acesso rápido