Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN realiza eleição no Colégio Marista
Mais de mil alunos vão escolher líderes e representantes do grêmio estudantil
No dia em que a Justiça Eleitoral brasileira completa 90 anos, mais de mil alunos de uma escola de Natal participam de uma grande ação de conscientização sobre cidadania, democracia e escolha por meio de voto consciente. Nesta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realiza a eleição para a escolha dos líderes e representantes do grêmio estudantil do Colégio Marista de Natal. A ação faz parte do projeto Eleitor do Futuro desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-RN).
"Hoje é um dia muito especial para toda a Justiça Eleitoral, pois estamos comemorando 90 anos de criação. E nada mais gratificante do que acompanhar uma ação tão importante como o projeto Jovem Eleitor, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN. O projeto promove uma reflexão crítica acerca dos conceitos de cidadania, democracia, escolha eleitoral e responsabilidade sócio política. É uma forma de aproximar crianças e adolescentes desse tema tão importante", disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.
Ao longo da última semana, os alunos das mais diversas idades aprenderam sobre liderança, a participação feminina na política, o funcionamento da urna eletrônica e a Justiça Eleitoral, finalizando com a votação para escolha dos representantes de turma e do grêmio escolar. "O projeto Eleitor do Futuro permite uma completa imersão no ambiente eleitoral, especialmente quando o colégio estimula a campanha, o debate e fomenta temáticas como a maior presença feminina e a valorização da participação de todos no processo democrático. É muito gratificante poder aproximar a Justiça Eleitoral daqueles que são o nosso futuro", explica a diretora da EJE, a juíza Ticiana Nobre.
O Serviço de Orientação Educacional e a Pastoral da escola desenvolveram o projeto Liderança e Cidadania 2022, motivando os alunos para o exercício da cidadania, através de processos em que os princípios da ética e dos valores cristãos sejam prioritários, e criando a base para a construção de uma sociedade libertadora, justa e humana.
"O projeto se desenvolve em duas etapas. A primeira é a formação das nossas lideranças em que o TRE esteve junto com nossos educadores e alunos falando da evolução das eleições, dos instrumentos que ajudam a população nesse processo de escolha. E o segundo é o momento de exercer essa cidadania elegendo as lideranças do Colégio Marista de Natal. Na essência da Educação Marista formar bons cristãos e virtuosos cidadãos dialoga com este momento que estamos vivendo junto com o TRE-RN. É o momento de ampliar a responsabilidade na construção de um país melhor", conta o Irmão Luiz André da Silva Pereira, diretor do Colégio Marista.
Projeto Eleitor do Futuro
O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.
Essa é uma ação totalmente gratuita oferecida pela Justiça Eleitoral. Para levar o projeto Futuro Eleitor para sua escola, basta entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral do RN através do e-mail @gabeje@tre-rn.jus.br.