Presidente do TRE-RN acompanha posse do ministro Edson Fachin na presidência do TSE
Na solenidade, realizada na terça-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes assumiu a vice-presidência do TSE
O presidente do Tribunal Regional ELeitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Gilson Barbosa, acompanhou nesta terça-feira (22), a solenidade de posse dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, eleitos presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
"Desejo sucesso ao ministro Edson Fachin na condução do TSE. Estendo meus votos de sucesso ao ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente", disse o desembargador Gilson Barbosa.
O ministro Fachin prestou o compromisso regimental e assinou o termo de posse. Em seguida, já na condição de presidente da Corte Eleitoral, Fachin comandou a cerimônia de posse do vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes, que seguiu o mesmo rito. Em pronunciamento após tomar posse como presidente do TSE, Edson Fachin fez uma firme defesa da democracia, das atribuições e da seriedade da Justiça Eleitoral e de todas as pessoas que trabalham para garantir eleições livres no país. O novo presidente do TSE ressaltou a necessidade de buscar a paz, o diálogo e a construção de um ambiente de serenidade para a realização das Eleições Gerais de 2022, e pontuou os desafios e as diretrizes da nova gestão.
Fachin conduzirá o TSE até 17 de agosto, quando completará o segundo biênio como integrante efetivo do Tribunal. Nesses seis meses, a gestão dará continuidade ao processo de preparação do pleito deste ano, iniciado com o “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, realizado em outubro passado a partir da abertura dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, um ano antes do pleito. Entre os eventos de preparação das eleições deste ano, o TSE também já promoveu o Teste Público de Segurança (TPS), em novembro de 2021, e aprovou, em dezembro passado, todas as resoluções referentes ao pleito.