TSE realiza sessão solene em homenagem aos 90 anos da Justiça Eleitoral
Desembargador Gilson Barbosa participou do evento realizado nesta segunda-feira (21). JE completa nove décadas no dia 24 de fevereiro

O presidente do Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Gilson Barbosa, participou nesta segunda-feira (21) da sessão solene realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que abre as comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube. O evento contou com a presença dos ministros da Corte e o dos TRE's.
A temporada de celebrações começou com o descerramento de uma placa em alusão à data; o anúncio da estreia, nesta quinta-feira (24), de uma página especial no Portal da JE contendo diversas informações sobre a atuação do Tribunal nessas nove décadas e o início do voto feminino no país; e o lançamento da nova edição do livro que registra todos os presidentes do TSE desde 1932, com as respectivas biografias.
“Há 100 anos, as eleições eram marcadas pelas fraudes, e as mulheres eram impedidas de votar. O voto não era secreto, e a apuração do resultado não era confiável. Foi para mudar isso que a Justiça Eleitoral surgiu [...], sempre se aprimorando cada vez mais para corresponder às expectativas da sociedade brasileira de assegurar a integridade do nosso processo eleitoral, com eleições livres, limpas e seguras”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
A cerimônia foi o último ato oficial do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do TSE, função que assumiu em maio de 2020. Ele deixa a Corte nesta terça-feira (22), em razão do término do segundo biênio como integrante efetivo do Tribunal.
Ações em comemoração aos 90 anos da JE
Entre as ações programadas, está a publicação de um livro com diversos textos contando a história de pessoas que contribuíram para a Justiça Eleitoral nestas nove décadas; entre elas, mesárias e mesários que ajudaram na realização das eleições em todo o país. A obra deve ser disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano.
Outro projeto comemorativo prevê reunir pensamentos e ideias de profissionais da JE postados no Twitter sobre como imaginam a Justiça Eleitoral daqui a 10 anos. Será uma espécie de cápsula do tempo, que será divulgada na ocasião do centenário da JE, em 2032. Para participar, basta tuitar usando a hashtag #JustiçaEleitoraldoFuturo.