Presidente do TRE-RN dá boas-vindas aos alunos da 3ª Residência de TI
O programa tem duração de 18 meses e conta com 12 residentes de pós-graduação

O desembargador Gilson Barbosa, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) participou, nesta quinta-feira (09), da semana de abertura da 3ª edição da Residência de TI, no plenário Ministro Seabra Fagundes. Desde a segunda-feira (06), os novos residentes estão conhecendo um pouco mais sobre o Regional Potiguar, funcionamento de sistemas, das unidades, gestores, sobre o funcionamento do programa, entre os temas.
"Vim dar as boas-vindas a vocês, residentes. Profissionalmente, esta é uma excelente oportunidade e requer de vocês bastante empenho. Desejo a todos muito sucesso, dedicação e um excelente aproveitamento", destacou o desembargador Gilson Barbosa. O presidente ressaltou ainda a relevância da tecnologia para o sistema eleitoral: "Embora eu seja leigo no assunto, a área de TI é de bastante importância. Esse sistema de uso da informática veio para progredir. Vai depender de vocês daqui, e das equipes dos outros tribunais”.
Além do presidente, o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições do TRE-RN, Marcos Maia frisou a importância da Residência no âmbito do Tribunal. "O programa iniciou-se com caráter experimental, mas devido ao sucesso, a Residência de TI começa sua 3° edição e caminha para a 4°. Há muitas iniciativas que, sem os residentes, jamais seríamos capazes de realizar", comenta Marcos.
Um dos professores participantes do programa, Danilo Curvelo de Sousa, do IMD/UFRN, comentou sobre as vantagens da Residência de TI. "Esse é um programa que traz muitos benefícios para todas as partes envolvidas. O Instituto Metrópole Digital, a UFRN, o Tribunal, e principalmente, os residentes. Os que participaram da edição anterior, por exemplo, já estão inseridos no mercado de trabalho. Oportunidades não faltam para os alunos após a Residência. Que essa edição traga ótimos frutos".
Esta edição está prevista para encerrar em dezembro de 2023, conta com 12 residentes e 2 ênfases (Business Intelligence e Engenharia de Software).
A Residência
O conteúdo programático do curso consiste em aulas teóricas todas as sextas, durante doze meses, no Instituto Metrópole Digital, e atividades práticas, de segunda a quinta até o final da pós-graduação, que serão realizadas no TRE-RN, em formato de projetos na área de inovação. A assistente virtual Celina, por exemplo, é um dos vários produtos que surgiram na Residência de TI.
Eles são divididos em duas equipes referentes às ênfases do Programa de Pós-Graduação (Business Intelligence e Desenvolvimento de Sistemas). Cada equipe é composta por seis residentes, e cada um deles recebe uma bolsa no valor de R$2.000,00.
Para mais detalhes, acesse aqui o Portal do Programa de Pós-Graduação.