Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas define plano de ação
23 urnas serão auditadas no Rio Grande do Norte

Na tarde desta quinta-feira (12), a Comissão Executiva de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas das Eleições de 2022 realizou reunião de trabalho, que aconteceu na Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A reunião foi de planejamento e definição do plano de ação. A matéria está regulamentada pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
A Comissão Executiva de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas das Eleições de 2022 é presidida pela servidora Camila Octávio Bezerra, e composta pelos servidores Marat Soares Teixeira, Adriano Gomes Benício, Louisianne Paskalle Solano Maia, Janaína Helena Ataíde Targino, Welika Welkovic da Cunha Melo, Giovanna Lanzillotti Martins Soares e Fernanda Gabriela Oliveira de Figueiredo Gomes.
A auditoria a ser realizada nas urnas eletrônicas, de maneira simplificada, funciona da seguinte forma: os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas. Ao final da votação, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.
Para a organização e a condução dos trabalhos de Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais e de Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, será designada, mais uma Comissão, pelo TRE/RN, em sessão pública, em até 30 (trinta) dias antes das eleições, composta por um juiz de direito, que a presidirá e, no mínimo, 6 (seis) servidores da Justiça Eleitoral, sendo pelo menos 1 (um) da Corregedoria Regional Eleitoral, 1 (um) da Secretaria Judiciária e 1 (um) da Secretaria de Tecnologia da Informação.
A Comissão deverá promover os sorteios das seções eleitorais no dia anterior às eleições. A Auditoria da Votação Eletrônica será realizada no mesmo dia e horário da votação oficial. No total, 23 (vinte e três) urnas serão auditadas, sendo as 20 (vinte) primeiras urnas escolhidas ou sorteadas submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

