Desembargador Claudio Santos participou do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil
Encontro aconteceu no TRE-SP nos dias 05 e 06 de maio

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e corregedor regional eleitoral, desembargador Claudio Santos, participou do 48° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, que aconteceu no TRE-SP, nos dias 5 e 6 de maio. Também participou do evento o assessor da Corregedoria Regional Eleitoral do RN, Arnaud Flor.
As redes sociais e as eleições, a cibersegurança e a sustentabilidade foram temas abordados durante o encontro, que contou também com a participação do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ministro reforçou que a Justiça Eleitoral está preparada para enfrentar ataques à urna eletrônica e à instituição. “Não vamos nos intimidar, vamos trabalhar com independência, autonomia e rigor”, afirmou o ministro.
O Colégio de Corregedores Eleitorais aprovou na sexta-feira (6) a Carta de São Paulo, que determina o comprometimento das corregedorias eleitorais no combate à desinformação, a reafirmação da confiança no processo eleitoral, a adoção de ações para o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria Nacional de Justiça e o incentivo ao planejamento participativo nos cartórios eleitorais. A aprovação do documento ocorreu no encerramento do 48º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais.
O 49ª Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais será realizado em Maceió (AL), nos dias 4 e 5 de agosto de 2022.
Medalha
Durante o evento, houve a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Eleitoral “Guerreira Maria Felipa de Oliveira”, de reconhecimento e homenagem aos magistrados, servidores e instituições que contribuíram com a Justiça Eleitoral. Foram agraciados com a medalha o ex-presidente do TRE-SP, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o corregedor geral eleitoral, ministro Mauro Campbell, e o diretor-geral do TRE-PE, Orson Santiago Lemos.

