TRE-RN é premiado durante o 1º Prêmio CNJ de Memória

As premiações foram atribuídas ao Portal da Memória e a exposição virtual “25 anos de uso da urna eletrônica”

As premiações foram atribuídas ao Portal da Memória e a exposição virtual “25 anos de uso da urn...TRE-RN é premiado durante o 1º Prêmio CNJ de Memória

O Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Norte conquistou duas premiações no I Prêmio da Memória do Poder Judiciário. O prêmio da categoria especial do ramo Justiça Eleitoral foi atribuído ao desenvolvimento do “Portal da Memória” e a menção honrosa, à realização da exposição virtual “25 anos de uso da urna eletrônica”. O presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa, apresentou as duas premiações durante a Sessão Plenária desta terça-feira (17). O I Prêmio da Memória do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As premiações foram entregues à bibliotecária do TRE-RN, Ana Paula Vasconcelos, durante o II Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, ocorrido na cidade do Recife entre os dias 11 e 13 deste mês, no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial de Pernambuco.

"Parabenizo, em nome da servidora Ana Paula Vasconcelos, toda a equipe do TRE-RN envolvida nesse importante projeto. Esses prêmios são o reconhecimento do valoroso trabalho feito pelos servidores da Escola Judiciária Eleitoral e do Centro de Memória", disse o desembargador Gilson Barbosa.

Ambos os trabalhos premiados foram desenvolvidos pelo Centro de Memória do TRE-RN durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19: o portal contou com o apoio da Seção de Novas Tecnologias da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições e a exposição virtual foi desenvolvida de forma colaborativa com os TRE’s BA, CE, ES, MT, SC, SP e TO.

Implantado em 2021, o Portal obedeceu em sua concepção aos requisitos fixados na Resolução-CNJ nº 324/2020 e às diretrizes do Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário, passando a reunir num só lugar os links de acesso às informações produzidas e acumuladas pelo TRE-RN acerca da história institucional, constituindo-se um instrumento fundamental de informação e difusão da memória eleitoral.

Ana Paula destacou que a premiação era o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição ao priorizar as atividades de preservação e difusão da história eleitoral com apoio no tripé biblioteca, arquivo e memória – na tentativa de proporcionar aos usuários e às usuárias o mais amplo acesso virtual aos produtos intelectuais gerados pela instituição.

A menção honrosa, segundo ela, contemplou os esforços da Justiça Eleitoral em trabalhar de forma colaborativa para superar dificuldades comuns. “Essas ações colaborativas foram de grande importância, principalmente no período da pandemia, quando estávamos trabalhando sem acesso físico aos nossos locais de trabalho, e o compartilhamento de informações e documentos refletiu a riqueza dos nossos acervos”, ressaltou.

Acesso rápido