TRE-RN participa do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
O evento promovido pelo CNJ e pelo TJ-PE foi realizado em Recife-PE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) participa neste momento do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário com a apresentação, às 16 horas, do painel “Biblioteca digital: difusão do acervo”, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A representante do TRE-RN, Ana Paula Vasconcelos, e a do TSE, Eveline Mesquita, ambas bibliotecárias, destacaram a importância da Biblioteca como um dos principais pilares da Memória Institucional, juntamente com o Arquivo e o Centro de Memória, e ainda discorreram sobre a relevância da Biblioteca Digital para a divulgação do acervo bibliográfico, como ferramenta difusora da produção intelectual do Tribunal, de modo a fortalecer o processo democrático.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ocorre na cidade do Recife, no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
A abertura do Encontro no dia 10 de maio se deu em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pela Resolução-CNJ nº 316/2020, e também porque essa data é aquela em que se comemora a instalação, pelo imperador Dom João VI, do primeiro tribunal constitucional do país, a Corte de Suplicação do Brasil, ocorrida no ano de 1808.
O Coral do TJPE apresentou na abertura, sob a regência da maestrina Amílcar Aniceto, as músicas populares “Aí que Saudade de Ocê” de Vital Farias, e “Madeira do Rosarinho”, de Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba).