Companhia de energia reforça equipes para o 2º turno das eleições no RN
Operação deve reforçar o fornecimento de energia aos 1.495 locais de votação, de apuração, nos cartórios eleitorais e sede do TRE/RN
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) afirmou que montou uma operação especial para o dia 30 de outubro, quando mais de 2,5 milhões de eleitores deverão voltar às urnas em todo o Estado. A companhia irá monitorar, em tempo real, todos os 1.495 locais de votação nas áreas urbanas e rurais dos municípios através do Centro de Operações Integradas (COI).
A distribuidora mantém o esquema especial montado para o primeiro turno, que contempla manutenção prévia na rede elétrica que atende os locais de votação, de apuração e dos cartórios eleitorais, além de estabelecer um canal direto de comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp/RN).
Para o dia da votação, a Neoenergia Cosern reforçou o quadro de colaboradores de plantão e no regime de sobreaviso; o acompanhamento, em tempo real, das ocorrências em locais de votação pelo COI; um colaborador do Centro de Operações exclusivo para atendimento de demandas provenientes do CIOSP e TRE; e a garantia de equipes próprias e terceirizadas de plantão até o final da apuração dos votos.
A Companhia reforça a importância dos eleitores evitarem soltar fogos de artifício direcionados à rede elétrica e em qualquer incidente envolvendo eletricidade, entrar em contato com a Cosern através do telefone 116 ou algum canal oficial da Companhia.
Recomendações para os locais de votação
Para o dia da votação, a Cosern definiu a realização de ações específicas como a inspeção nas redes elétricas e transformadores sob sua responsabilidade em 100% das Zonas Eleitorais. Além disso, reforçará em 25% a estrutura de controladores e engenheiros no Centro de Operações Integradas (COI) e manterá um canal de contato direto com o TRE/RN.
A concessionária recomendou aos responsáveis pelos locais de votação, cartórios eleitorais e locais de apuração dos votos, a adoção das seguintes medidas de segurança relativas às instalações elétricas internas:
- Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, é preciso providenciar a readequação das instalações e informar à Neoenergia Cosern no telefone 116;
- Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e devidamente encapados;
- Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT;
- Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor);
- Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases.
Fonte: Neoenergia Cosern