ONG Transparência Eleitoral visita Preparação das Urnas no TRE-RN
Entidades fiscalizadoras são convocadas a acompanharem os procedimentos

Na tarde desta quarta-feira (19), a equipe de coordenação das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), recebeu observadores da Organização Não-Governamental (ONG) Transparência Eleitoral Brasil. A instituição tem 90 observadores acompanhando todo o processo eleitoral brasileiro, desde a campanha até a divulgação dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa etapa de preparação é o momento em que as urnas recebem a carga e o lacre para serem usadas no dia da Eleição. As cargas de urnas são realizadas em cerimônias públicas e podem ser acompanhadas por representantes de qualquer entidade fiscalizadora, como Ministério Público, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos, coligações e federações partidárias.
Para as zonas eleitorais de Natal e região metropolitana, a preparação das urnas ocorre no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). No entanto, três dias após o início do procedimento, apenas a ONG Transparência Eleitoral Brasil compareceu para acompanhar a processo. “Foi publicado um edital convocando as entidades fiscalizadoras do processo eleitoral. O cronograma é público, fica na nossa página na internet. Mas, infelizmente, elas não costumam comparecer. Embora essa seja uma etapa que revela a segurança do pleito e que é o nosso sistema eletrônico é confiável”, revelou Teresa Farache, coordenadora de Eleições do TRE-RN.
A ONG Transparência Eleitoral Brasil realizou nas eleições de 2020 uma missão semelhante, de observação nacional. A missão de 2022 já divulgou um relatório parcial sobre o 1º turno, 48 horas depois de encerrada a apuração dos votos. O mesmo procedimento será adotado para o 2º turno, que ocorrerá dia 30 de outubro.

