Estudantes visitam TRE-RN e têm contato com a urna eletrônica
Eles também visitaram o Centro de Memória e assistiram a sessão plenária desta quarta (28)
Alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra e da Escola Estadual Anísio Teixeira estiveram no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) em visita às dependências da sede, nesta quarta-feira (28). Dos 26 estudantes que participaram da visitação, alguns possuem alguma deficiência e outros estão em processo de alfabetização em turmas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles conheceram o Centro de Memória, assistiram a sessão plenária e testaram os recursos de acessibilidade da urna eletrônica.
O momento de teste na urna eletrônica foi um dos mais aguardados pelos estudantes. Na urna, havia personagens e numerações para representar candidatos fictícios. Os participantes digitavam o número dos candidatos na urna e aproveitavam para conhecer e acompanhar alguns recursos de acessibilidade disponível para as Eleições 2022, como a presença do vídeo do intérprete de libras na tela e o headphone que transmite as informações que são digitadas, um recurso especial para deficientes visuais.
A professora do CEJA Felipe Guerra, Sirlene Araújo, falou sobre a importância da acessibilidade para as pessoas com deficiência. “É super importante sempre buscar a inclusão em todos os sentidos. Na questão da votação é imprescindível, tendo em vista que eles também têm voz e interesses. Então é importante que eles busquem representantes que venham realmente fazer a diferença na vida deles. Para isso, para que tenham voz, precisam ter acesso”, destacou a professora.
Ellen Celestina (22), aluna do Felipe Guerra, possui deficiência intelectual e nunca tinha votado. Ela teve o primeiro contato com a urna eletrônica realizando o teste hoje. “Eu achei fácil votar com esses novos recursos, até consegui votar rápido e já sei como irei fazer no dia da Eleição”, explicou Ellen.