TSE retoma validação biométrica do projeto BIOEX
Projeto de Importação de Biometrias de Órgãos Externos estava suspenso por conta da pandemia da Covid-19

A identificação biométrica voltará a ser utilizada nas Eleições Gerais de 2022 para identificação dos eleitores na Urna Eletrônica. Em todo o Estado do Rio Grande do Norte, 2.382.565 eleitores, ou seja, quase 94% do eleitorado, estará apto para votar com a identificação biométrica.
Os demais eleitores do Estado que não coletaram a biometria e nem tiveram suas biometrias aproveitadas de outros órgãos, o que equivale a aproximadamente 170 mil eleitores, não precisam se preocupar. A eleitora ou o eleitor pode votar mesmo sem o cadastro digital.
Além disso, para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral retomou a validação biométrica do projeto de Importação de Biometrias de Órgãos Externos - BIOEX. Este projeto tem como objetivo o aproveitamento de dados biográficos e biométricos de cidadãos brasileiros cadastrados nas bases de dados custodiadas por órgãos signatários de acordos de cooperação técnica e não constantes na base de dados da Justiça Eleitoral.
Nas Eleições 2022, tais dados serão validados pelas urnas eletrônicas quando do comparecimento do eleitor e da eleitora para votar. No caderno de votação, os eleitores e as eleitoras que não possuem biometria no cadastro eleitoral e cujas biometrias de órgãos externos forem enviadas para urna eletrônica, será apresentada informação específica com a mensagem BIOMETRIA FORNECIDA POR ÓRGÃO CONVENIADO À JUSTIÇA ELEITORAL.
No Rio Grande do Norte, além dos 2.382.565 eleitores com dados biométricos coletados pelos Cartórios Eleitorais, 1.993 eleitores serão habilitados a apresentar a digital na urna eletrônica, mesmo que não tenham coletado as digitais nos órgãos da Justiça Eleitoral.