TRE-RN firma acordo de cooperação com TREs do Amapá e Distrito Federal
Presidentes dos Regionais assinaram acordo em cerimônia virtual
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), juntamente com o TREs do Distrito Federal e Amapá, firmaram, nesta última quarta-feira (13), o Termo de Cooperação Técnica de Acessibilidade e Inclusão. O acordo visa o compartilhamento de ações relacionadas à acessibilidade e inclusão, a fim de enriquecer a pauta de acessibilidade entre os tribunais.
O documento foi assinado de maneira formal e simbólica pelos desembargadores, Cornélio Alves, presidente do TRE-RN, Roberval Belinati, presidente do TRE-DF e João Lages, presidente do TRE-AP numa cerimônia virtual, durante a palestra online: “Equidade no trabalho, diversidade e inclusão”, transmitida ao vivo pelo Youtube.
A ideia da cooperação partiu da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-AP, que buscou contato com os demais tribunais participantes do acordo para agirem em conjunto, e realizarem eventos de forma contínua e harmônica. “Este é um momento histórico para a Justiça Eleitoral e principalmente para os três tribunais. É um relevante acordo para troca de experiências, conhecimento e cidadania”, disse o Desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF
“É uma satisfação enorme celebrar esse termo de acordo com tribunais tão valorosos. Acessibilidade e inclusão são diretrizes prioritárias para os tribunais”, disse o Presidente do TRE-AP, João Lages, sobre a iniciativa que é pioneira na área da acessibilidade âmbito da Justiça Eleitoral. “Não é apenas questão de cumprir as metas impostas pelo CNJ, mas sim, aprimorar nossos serviços para a população”, completou o desembargador.
Em seu discurso, o Desembargador Cornélio Alves lembrou as ações de acessibilidade desenvolvidas pelo TRE-RN no ano de 2023,além de ressaltar que no plano estratégico do TRE-RN para os anos de 2021 a 2026 a acessibilidade é um dos seus valores e objetivo institucional. O Desembargador também reconheceu a relevância que o termo promove. “Destaco a importância desse acordo que, inegavelmente, vem propiciar uma atuação integrativa e cooperativa entre os Regionais, e também eficiência, celeridade e benefícios à toda a sociedade”, disse o presidente do TRE-RN.