A JE Mora ao Lado: para mesária de Guamaré (RN), o voluntariado é muito gratificante
Mesária desde 2004, Érica Damasceno atuou também em Eleições Suplementares

Érica Damasceno, 41 anos, professora em Guamaré (RN), atuou pela primeira vez como mesária em 2004, para Eleições Municipais, e de 2 em 2 anos em eleições subsequentes. Também trabalhou nas Eleições Suplementares para prefeito, em 2018 e 2021.
À época de sua estreia no trabalho voluntário para a Justiça Eleitoral, sua colega de trabalho falou que não queria mais ser mesária. “Ah, então eu fico no teu lugar”, disse Érica. Com isso, sua colega levou o número do título de eleitor e outros dados de Érica para realizar a transferência, e desde então a professora trabalha para a Justiça Eleitoral de 2 em 2 anos.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.
Em sua primeira experiência como mesária, a professora estava grávida de 3 meses, o que não a impediu ou afetou negativamente no trabalho voluntário. "Para mim foi muito gratificante. Foi tão boa [a experiência] que até hoje estou. A interação com o pessoal do TRE, da 30º Zona, do local onde voto e trabalho, a juíza uma profissional muito boa, o chefe de cartório também, que me passou muitas informações. A amizade continua até hoje”, relata Érica.
Ela deixa um recado para todos os eleitores e eleitoras, convocando-os a prestarem um papel mais ativo à cidadania, como voluntários da Justiça Eleitoral. “Eu indico a qualquer pessoa que se inscreva, seja voluntário, participe. E verá o quão é bom atuar no processo eleitoral de uma outra perspectiva”, destaca Érica.