A JE Mora ao Lado: para mesária de Guamaré (RN), o voluntariado é muito gratificante

Mesária desde 2004, Érica Damasceno atuou também em Eleições Suplementares

Mesária desde 2004, Érica Damasceno atuou também em Eleições SuplementaresA JE Mora ao Lado: para mesária de Guamaré (RN), o voluntariado é muito gratificante

Érica Damasceno, 41 anos, professora em Guamaré (RN), atuou pela primeira vez como mesária em 2004, para Eleições Municipais, e de 2 em 2 anos em eleições subsequentes. Também trabalhou nas Eleições Suplementares para prefeito, em 2018 e 2021.

À época de sua estreia no trabalho voluntário para a Justiça Eleitoral, sua colega de trabalho falou que não queria mais ser mesária. “Ah, então eu fico no teu lugar”, disse Érica. Com isso, sua colega levou o número do título de eleitor e outros dados de Érica para realizar a transferência, e desde então a professora trabalha para a Justiça Eleitoral de 2 em 2 anos.

Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.

Em sua primeira experiência como mesária, a professora estava grávida de 3 meses, o que não a impediu ou afetou negativamente no trabalho voluntário. "Para mim foi muito gratificante. Foi tão boa [a experiência] que até hoje estou. A interação com o pessoal do TRE, da 30º Zona, do local onde voto e trabalho, a juíza uma profissional muito boa, o chefe de cartório também, que me passou muitas informações. A amizade continua até hoje”, relata Érica.

Ela deixa um recado para todos os eleitores e eleitoras, convocando-os a prestarem um papel mais ativo à cidadania, como voluntários da Justiça Eleitoral. “Eu indico a qualquer pessoa que se inscreva, seja voluntário, participe. E verá o quão é bom atuar no processo eleitoral de uma outra perspectiva”, destaca Érica.

Acesso rápido