Registro de candidaturas para eleições suplementares em Ipanguaçu encerra na quinta (26)

Eleição suplementar acontecerá no dia 5 de março

Eleição suplementar acontece no dia 5 de março

As eleições suplementares em Ipanguaçu serão realizadas no dia 5 de março. Eleitores do município irão às urnas para eleger os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. Os partidos políticos e as coligações têm até às 19h da próxima quinta-feira (26/1) para solicitar o registro de seus candidatos ao juiz da 54ª zona eleitoral.

O pedido do registro de candidatura deverá ser elaborado no sistema CANDex, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Todos os pedidos serão julgados pelo juiz eleitoral e as decisões publicadas, inclusive os impugnados, até o dia 17 de fevereiro.

A apresentação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) pode ser feita por transmissão pela internet até às 8h do dia 26 de janeiro ou entregue presencialmente à Justiça Eleitoral.

No caso de ser necessária a desincompatibilização, o candidato deverá se afastar do cargo
gerador de inelegibilidade nas 24 horas após a sua escolha em convenção partidária. Aqueles que deram causa à nulidade da eleição não poderão participar da renovação do pleito.

A propaganda eleitoral terá início a partir do dia 28 de janeiro. Não haverá propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, sendo admitidos todos os demais meios legalmente previstos.

O cartório eleitoral do município irá realizar plantão a partir do dia 26 de janeiro, das 13h às 19h, com atendimento ao público das 14h às 19h, inclusive no sábado, domingo e feriados.

Cassação

A renovação do pleito acontece após a cassação dos mandatos de Valderedo Bertoldo do Nascimento e Mara Carmelita Pessoa Lopes e Lopes, que eram respectivamente prefeito e vice-prefeita de Ipanguaçu, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico durante o pleito de 2020. Na Sessão Plenária do dia 9 de novembro de 2022, a corte do TRE-RN julgou o processo e convocou novas eleições para o município.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a sexta-feira, das 12 às 19 h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; [Interior] das 08 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas. |[Plantão eleitoral]| : sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Acesso rápido