“As mulheres e os espaços de poder no Rio Grande do Norte” é lançado no TRE-RN
Evento contou com presença de pesquisadores, autoridades políticas e mulheres que ocupam espaços de poder no RN
Ao final da tarde desta terça-feira (27), iniciou-se o evento de lançamento da obra "As mulheres e os espaços de poder no Rio Grande do Norte - Compilados do Judiciário, Executivo e Legislativo" na esplanada da sede administrativa do TRE-RN, situada no 1° andar. A coletânea é fruto de 5 anos de árdua pesquisa da juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, que ocupa uma das cadeiras da corte do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).
A sessão de autógrafos e a recepção foi realizada na Esplanada do Tribunal e contou com a presença de servidoras e servidores, juízas e juízes, advogadas e advogados, colegas de trabalho e autoridades políticas do Estado.
“Este livro de Dra. Adriana é necessário. Nosso país é carente de representatividade feminina nos espaços de poder. Nele contêm pesquisas que evidenciam: conforme ascendem os cargos, os espaços de poder têm menos representação feminina”, destacou a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cibele Benevides. “É um demonstrativo de que a mulher consegue ocupar qualquer espaço. Estou muito feliz com o lançamento, é um dia para se comemorar”, acrescentou ela.
Sobre ser uma inspiração para a próxima geração de mulheres, a Dra. Adriana Magalhães externou sua gratidão aos presentes. “Estou muitíssimo feliz e surpresa com toda essa repercussão. Não esperava que tantas pessoas viessem ao TRE prestigiar esse momento de exaltação das mulheres nos espaços de poder”, declarou a juíza.
O objetivo da autora é que a obra "As mulheres e os espaços de poder no Rio Grande do Norte - Compilados do Judiciário, Executivo e Legislativo" chegue às escolas do Estado para leitura e consulta.
CONTEÚDO
O livro enumera todas as Juízas, Desembargadoras, Prefeitas, Governadoras, Deputadas Estaduais, Deputadas Federais, Senadoras e Vereadoras do Estado Potiguar, desde a emancipação de cada um dos 167 (cento e sessenta e sete) municípios até as últimas eleições gerais de 2022.
A obra é dividida em seis eixos principais (Poder Judiciário, Poder Executivo Estadual, Poder Legislativo Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Congresso Nacional, Poderes Executivo e Legislativo Municipais), correlacionando a biografia de cada uma das mulheres em suas esferas de atuação. No caso das detentoras de mandatos eletivos, foram enumeradas as datas das respectivas eleições e as agremiações de cada mulher eleita, desde o início do século XX, até 2022.