Autoridades receberão medalhas de Mérito Eleitoral nesta segunda (12)

Sessão solene será realizada no Plenário do TRE-RN, às 14h30

Sessão solene será realizada no Plenário do TRE-RN, às 14h30Autoridades receberão medalhas de Mérito Eleitoral nesta segunda (12)

Para homenagear personalidades que prestaram serviços de relevância à Justiça Eleitoral no Estado, o  Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), irá realizar a sessão solene para entrega de medalhas, com diplomas, do “Mérito Eleitoral Tavares de Lyra” para onze autoridades, nesta segunda-feira (12), às 14h30, no plenário Ministro Seabra Fagundes.

Antes da solenidade, haverá uma sessão ordinária com julgamentos processuais, às 14h. Às 14h30 a Corte dará início à cerimônia de entrega das medalhas e diplomas. O evento também contará com apresentação musical do Coral do TRE-RN e com a exposição “Trajetória da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte”, com peças do Centro de Memória do TRE-RN expostas na Esplanada do Tribunal. 

AGRACIADOS

A honraria será entregue aos Desembargadores Amaury Moura Sobrinho, Gilson Barbosa, Amilcar Maia e Desembargadoras Maria Zeneide Bezerra, Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro e Cibele Benevides, ao Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN) Ezequiel Ferreira, ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) Gilberto Jales, ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte Paulo Roberto Chaves Alves, e a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte Maria de Fátima Bezerra.

A MEDALHA

A medalha do Mérito Eleitoral Tavares de Lyra, criada pela Resolução n°4, de 12 de maio de 1998, tem a finalidade de agraciar personalidades nacionais e estaduais que tenham demonstrado efetiva dedicação e prestado relevantes serviços à causa da Justiça Eleitoral na circunscrição do Rio Grande do Norte. 

O Ministro Augusto Tavares de Lyra, o ilustre norte-riograndense que dá nome à medalha de Mérito Eleitoral, teve sua vida pública dedicada aos interesses da República Federativa do Brasil e do Estado do Rio Grande do Norte. Augusto Tavares de Lira (1872-1958),  foi presidente do Rio Grande do Norte, cargo equivalente ao de governador do Estado no início do Século 20, ministro da Justiça e Negócios Interiores do governo Afonso Pena e da Viação e Obras Públicas na Presidência de Venceslau Brás.

Em anos anteriores já foram agraciados com a medalha:  os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanuel Pereira e Francisco Fausto; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Barros Dias; o professor Meroveu Pacheco;  os ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, Nelson de Azevedo Jobim e Sálvio de Figueiredo Teixeira; o ex-diretor-geral da Secretaria deste Tribunal, Ivoncísio Meira de Medeiros; o desembargador Dúbel Ferreira Cosme; e o ministro José Augusto Delgado; o ministro do Superior Tribunal de Justiça César Asfor Rocha; o juiz federal Walter Nunes Júnior; os desembargadores federais do TRF 5ª Região, Luiz Alberto Gurgel de Faria e Marcelo Navarro; o subprocurador da República Edílson Alves de França e o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Adilson Gurgel de Castro.

Acesso rápido