Autoridades são homenageadas com a medalha de Mérito Eleitoral Tavares de Lyra

A honraria foi destinada a onze personalidades que prestaram serviços de relevância à Justiça Eleitoral

A honraria foi destinada a onze personalidades que prestaram serviços de relevância à Justiça El...Autoridades são homenageadas com a medalha de Mérito Eleitoral Tavares de Lyra

Para prestar homenagem e reconhecimento a onze autoridades que ofereceram serviços à Justiça Eleitoral com prestígio e excelência, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou a solenidade de entrega de medalhas, com diplomas, do “Mérito Eleitoral Tavares de Lyra”, nesta segunda-feira (12), no plenário Ministro Seabra Fagundes. 

O evento teve início com uma apresentação cultural. A dupla de repentistas Felipe Pereira e Helânio Moreira cantaram ao som da viola, versos sobre o trabalho da Justiça Eleitoral e sua importância para a sociedade. Em seguida, o Coral do TRE-RN exaltou a cultura nordestina e em alusão ao período junino trouxe músicas regionais acompanhadas por sanfonas, triângulo e zabumba.

Dando início às homenagens, cada autoridade que compõe a corte do TRE-RN foi anunciada para entregar as medalhas e diplomas às personalidades. Dez, dos onze homenageados, compareceram à solenidade. Foram agraciadas as seguintes autoridades: Desembargadores Amaury Moura Sobrinho, Gilson Barbosa, Amilcar Maia e Desembargadoras Maria Zeneide Bezerra e Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, o Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN) Ezequiel Ferreira, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) Gilberto Jales, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte Paulo Roberto Chaves Alves, e a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte Maria de Fátima Bezerra. A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cibele Benevides, não pode estar presente e deve receber sua medalha em momento posterior. 

Representando os homenageados, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra discursou sobre a gratidão em receber significativo reconhecimento e a importância de prestar um serviço de forma plural, igualitária e com coragem. “O que faz valer a pena é o sentimento de confiança de justiça, na validade do direito e no bom funcionamento das nossas instituições. Para isso, precisou Tavares de Lyra, e agora cada um de nós, em cada uma das nossas trincheiras e no nosso tempo, nos revestirmos de coragem, dedicação e amor para fazermos, lutarmos, e ao final de cada dia, ao refletirmos, termos a certeza de que fizemos o possível por alguém, por alguma coisa, pelo coletivo, enfim, por um mundo melhor e mais justo”, discursou a agraciada.

O presidente do Regional Eleitoral, desembargador Cornélio Alves também teve a palavra e destacou características e serviços de cada homenageado, bem como os motivos pelos quais foram escolhidos para receber a honraria. “Todos os agraciados e agraciadas dedicaram-se aos interesses não apenas do Estado do Rio Grande do Norte, mas também, direta e indiretamente, aos da República Federativa do Brasil, com integridade e excelência. A entrega da presente medalha representa principalmente o reconhecimento à contribuição que cada um dos senhores e senhoras, por meio de sua trajetória de vida e profissional, dispensou à Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte”, destacou o presidente.

MEDALHA

O Ministro Augusto Tavares de Lyra, o ilustre norte-riograndense que dá nome à medalha de Mérito Eleitoral, teve sua vida pública dedicada aos interesses da República Federativa do Brasil e do Estado do Rio Grande do Norte. Augusto Tavares de Lira (1872-1958),  foi presidente do Rio Grande do Norte, cargo equivalente ao de governador do Estado no início do Século 20, ministro da Justiça e Negócios Interiores do governo Afonso Pena e da Viação e Obras Públicas na Presidência de Venceslau Brás.

É possível conferir a transmissão da sessão solene aqui.

Acesso rápido