Livro “As mulheres e os espaços de poder no Rio Grande do Norte” será lançado no TRE-RN
Obra foi escrita pela juíza Adriana Magalhães e traz pesquisa sobre representatividade feminina no Judiciário, Executivo e Legislativo

O Rio Grande do Norte tem expressivo pioneirismo em representações femininas nas posições majoritariamente ocupadas por homens. Durante cinco anos, a juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, se debruçou em pesquisar a ocupação de espaços de poder por mulheres no cenário potiguar. Fruto dessa pesquisa, o livro “As mulheres e os espaços de poder no Rio Grande do Norte - Compilados do Judiciário, Executivo e Legislativo” será lançado na terça-feira (27), das 17h às 20h, na sede do TRE-RN.
Sobre a pesquisa realizada, a autora fala o que a motivou para se dedicar na busca por informações e conhecimentos sobre essas representações femininas. “O resgate da memória, para mim, é algo muito caro, pois numa história que foi tão escrita por homens, tantas vidas e feitos femininos se apagaram para sempre. Nosso estado sempre foi de vanguarda no quesito do protagonismo feminino e era necessário resgatar os dados deste pioneirismo”, destaca a juíza Adriana Magalhães.
CONTEÚDO
O livro enumera todas as Juízas, Desembargadoras, Prefeitas, Governadoras, Deputadas Estaduais, Deputadas Federais, Senadoras e Vereadoras do Estado Potiguar, desde a emancipação de cada um dos 167 (cento e sessenta e sete) municípios até as últimas eleições gerais de 2022.
A obra é dividida em seis eixos principais (Poder Judiciário, Poder Executivo Estadual, Poder Legislativo Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Congresso Nacional, Poderes Executivo e Legislativo Municipais), correlacionando a biografia de cada uma das mulheres em suas esferas de atuação. No caso das detentoras de mandatos eletivos, foram enumeradas as datas das respectivas eleições e as agremiações de cada mulher eleita, desde o início do século XX, até 2022.