Projeto Eleitor do Futuro chega à Escola Municipal Irmã Arcângela
Alunos do 6º ao 9º ano escolheram líderes de turma, nesta sexta (15)

O projeto Eleitor do Futuro chegou na Escola Municipal Irmã Arcângela, em Igapó, zona Norte de Natal, na tarde desta quinta-feira (15). Com a organização do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJE/TRE-RN), 12 urnas eletrônicas foram utilizadas e mais de 320 alunos participaram da votação que elegeu representantes para as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Desde maio, os estudantes foram preparados pela professora de ensino religioso Conceição Gomes para entender sobre a importância do voto, como escolher de forma eficiente, analisando as propostas dos candidatos e candidatas. Aqueles que esboçaram vontade pela liderança foram treinados e orientados sobre quais as funções de um líder de turma, e participaram de oficinas para definir as propostas de cada chapa.
A professora de ensino religioso e coordenadora do projeto Líder de Sala da escola, Conceição Gomes, entende a importância de motivar os alunos para serem cidadãos mais conscientes e participativos da cidadania. “Minha intenção é fazer algo atrativo para os alunos. Faz 10 anos que nós temos esse projeto Líder de Sala e eu soube que o TRE-RN tem essa parceria, e hoje estamos aqui com as urnas eletrônicas, uma novidade para nós do corpo docente, e principalmente para os alunos”, destaca Conceição.
Os alunos participaram ativamente do processo de eleição, se colocando como voluntários para atuar como mesários, fazendo até título de eleitor simulado, e apresentando o documento em mãos no momento da eleição. Após o voto, eles recebiam uma cédula de comprovante da presença na votação.
Maria Luiza (12) participou voluntariamente como mesária e conta sua visão sobre poder votar com uma urna, pois sua única experiência de votação era com papel. “Acho bom ter esse contato com a urna eletrônica de forma mais próxima da realidade de uma eleição política, e de poder me voluntariar para contribuir como mesária. Votar é muito importante, pois nós estamos tendo voz para escolher o nosso representante”, disse a aluna.
Aluno do 7º ano, Breno Lucas (13) expressa sua opinião sobre a oportunidade de utilizar a urna eletrônica. “Eu acho muito interessante ter essa experiência aqui na minha escola. Eu achava que só teria contato com essa urna quando tivesse 16 anos, então acho importante já aprender desde agora como fazer uso dela”, disse Breno.
Escolas públicas e privadas podem realizar eleições com urnas eletrônicas e o apoio do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais da EJE/TRE-RN. Quem tiver interesse pode entrar em contato através do telefone e Whatsapp Business no número: 3654-5720.